Biblioteca - Fábulas - 6º ano

Jogo de escolhas – Reginaldo Prandi

804520

Jogo de escolhas precede em poucos dias as aventuras da família de Paulo e seus quatro filhos – Francisco, Rita, Fernando e Luísa – no interior, narradas no livro Minha querida assombração, em que passam uma semana em uma fazenda antiga do interior de São Paulo. Além de nadar no riacho e subir em figueiras, as crianças ouvem histórias de arrepiar, contadas à noite pela dona da fazenda.  As crianças ainda precisam determinar onde passarão as férias. Como elas não chegam a um acordo, Paulo propõe um jogo: Fernando, Francisco e Rita devem selecionar, cada um, uma história a ser lida para todos. Depois, Luísa determina a história de que gosta mais; o narrador da história escolhida é o vencedor do concurso e, por isso, decide o lugar das férias.

A cada história, as crianças se deparam com uma série de questões difíceis: como se camuflam os mais diferentes tipos de preconceito; como se deve encarar o lado menos nobre dos sentimentos humanos; como lidar com a dimensão mágica do mundo em oposição à racionalidade da vida moderna; como enfrentar aspectos indesejáveis do comportamento humano – essas são algumas das discussões que as seis narrativas lidas pelas crianças suscitam.

Os quatro irmãos sempre têm muito sobre o que falar quando as histórias chegam ao fim, e alguns dos temas discutidos são aprofundados em um glossário, ao final do livro. Além das ilustrações de Rodrigo Rosa, o livro traz um álbum de fotografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *