Biblioteca - Histórias - 9º ano

Joaquim e Maria e a estátua de Machado de Assis – Luciana Sandroni

livro-usado-joaquim-e-maria-e-a-estatua-de-machado-de-assis-749301-MLB20310797192_052015-F

Depois de Minhas memórias de Lobato e O Mário que não era de Andrade, Luciana Sandroni dedica seu novo livro a Machado de Assis. Ambientado no Rio de Janeiro e tendo uma estátua como protagonista, Joaquim e Maria e a estátua de Machado de Assis percorre os principais fatos da vida do autor em forma de biografia romanceada.

A história começa na Academia Brasileira de Letras por ocasião de uma visita escolar. Joaquim e Maria são jovens estudantes que se deparam com a estátua do bruxo do Cosme Velho e  surpreendem-se quando ela ganha vida e propõe um passeio pelo Rio de Janeiro.

Dona de uma memória prodigiosa e profunda conhecedora da obra do escritor – pois dava escapadelas à noite até a biblioteca, quando não havia mais ninguém por perto -, a estátua conduz Joaquim e Maria pelos lugares onde o escritor ambientou suas obras. Ora contando fatos da vida do autor, ora lembrando uma rua, uma praça, um bairro carioca, a estátua rememora também outras grandes figuras da literatura nacional, como Carlos Drummond de Andrade e José de Alencar.

Conhecido como o “tormento dos biógrafos”, pois muitas passagens de sua vida ainda não foram totalmente esclarecidas, Machado é retratado de modo criterioso pela autora, que reproduz o que é consenso entre os estudiosos, mas também deixa claro quando as opiniões dos especialistas divergem. Como nos livros anteriores, Luciana Sandroni apresenta de modo acessível para o jovem leitor a vida e a obra de um grande escritor brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *