Série Viagens (JD e 1º ano)

Série Viagens

Nesta série, há três narrativas: Na janela, Pra onde quero ir? e Um carretel, uma linha, muitas histórias. Elas abordam temas ou situações que despertam a curiosidade do leitor e propiciam = surpresa, por meio de recursos de tempo, espaço e movimento, sempre com base no tema da viagem (de trem, de avião e de navio, respectivamente).

Viagem 1

Elementos visuais
Os livros da série Viagens têm um traçado grosso e irregular, para lembrar o traço infantil. As cores são aplicadas com retículas em cima (pontinhos) que remetem aos quadrinhos antigos. As margens e molduras dessa série ditam o ritmo, o tempo e o espaço das histórias.

Todas as três narrativas começam na capa, sem sofrer nenhuma interferência, dando força para a história e para os desenhos, desde o início. Ao lê-las, o leitor já está dentro da narrativa, por isso as páginas de rosto, os créditos e até a apresentação dos personagens foram colocados no final do livro. A intenção é atrair a atenção desde o primeiro olhar, bem como estabelecer, de maneira imediata, o tempo e a velocidade necessários para essas narrativas.

A marcação de tempo é realizada pelas margens brancas ao redor de cada ilustração, que propiciam uma pausa de leitura. Essas molduras não têm uma linha de contorno definida e seu contorno levemente sinuoso muda de imagem para imagem, o que, de certa forma, ressalta o movimento que está acontecendo no cenário. A ideia é mostrar a cena sempre viva, fazendo um paralelo com os quadros de uma animação.

Os personagens são os mesmos nos três livros: Edu, Ana, o cachorro Quixote, a gata Cora e o pássaro Otelo. Esse grupo de personagens abre muitas possibilidades para novas histórias serem construídas.

Viagem 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *