Mundo Leitor

Programa Mundo Leitor e sua fundamentação

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Educação Orgânica é uma forma de educar que é viva, criativa, ativa, que valoriza o professor e o aluno, respeitando suas particularidades, e que prioriza uma aprendizagem interativa, colaborativa e a cocriação do conhecimento. Não é só uma prática educacional. É uma maneira de passar a ver e a viver a vida na escola, em casa e no mundo; é uma escolha a respeito de qual caminho queremos seguir.

É inspirada no potencial interativo de ligação e religação de saberes e conceitos, além de uma retomada consciente do entendimento do espaço humano e social como algo finito, natural e carente de cuidados e respeito permanente.

Sua fundamentação

Os fundamentos da Educação Orgânica estão interligados. Juntos, sustentam o propósito de produzir o conhecimento, por meio de uma educação acessível a todos e que respeita a diversidade.

O desafio da proposta é articular e favorecer o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) com o compromisso de que os referenciais de cada uma sejam preservados;

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  • Cidadania Sustentável

A cidadania pressupõe a participação dos indivíduos na construção de um todo “indivisível” em que há implicações de ordem filosófica e prática, relacionadas ao comportamento e à postura de cada um na formação de um espaço comum, levando-se em consideração o impacto social e ambiental das ações do ser humano.

Sustentabilidade é a forma de promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido. É suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

  • Pensamento Complexo  

Pensamento complexo é a compreensão do mundo numa perspectiva plural, integral, global, indissociável, transdisciplinar e sistêmica. Busca tratar e resolver a interconexão dos problemas globais, tanto da sociedade quanto do indivíduo.

Não é somente decidir em que acreditar, mas ter a capacidade de refletir sobre o porquê e como acreditar.

  • Colaboração Criativa

Colaborar criativamente é aproveitar os talentos e a diversidade de um grupo, a partir da combinação de ideias individuais, para promover soluções criativas. A interação das pessoas entre si e com o mundo, por meio do processo de cocriação de conhecimentos e experiências, abre novas possibilidades em todos os aspectos do relacionamento humano.

  • Autonomia do Conhecimento

Pressupõe que o ser humano passe a ser sujeito, e não apenas objeto de sua própria história, à medida que se criam condições para a formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Ser autônomo é transitar pelo conhecimento com capacidade de avaliar com liberdade, coerência e ética o mundo em que se está inserido.

  • Consciência Planetária

É um novo modo de se relacionar com o ambiente e com as pessoas, preconizando uma nova ordem nas formas de produção, de trabalho e uma redefinição da subjetividade humana. A tomada de consciência da realidade contemporânea e a adoção de posturas, em todas as ações do dia a dia, de igualdade e inclusão, devem levar em conta o respeito aos direitos humanos à democracia, e a resolução pacífica de conflitos.

  • Escola Transformacional

Busca o desenvolvimento de competências. Os conteúdos passam a ser tratados como redes que se integram e se ampliam. O professor é o mediador da aprendizagem; a prática avaliativa assume um caráter orientador, que serve como guia de intervenções pedagógicas e o aluno vivencia ativamente o próprio aprendizado.

 

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