Práticas - Espelho - 3º ano

Os olhos são as janelas da alma

“Nossos olhos precisam percorrer os objetos (imagens) de estudo com bastante atenção, para que as informações possam se ‘hospedar’ no nosso cérebro.”

Assim se deu o início das atividades do Projeto Olho na Imagem, desenvolvido nas aulas de informática das turmas de 3º ano da unidade SEB Maceió. O objetivo foi aliar leitura de imagens diversas e, com o auxílio da tecnologia, testar a memória visual, além da percepção desse sentido na vida cotidiana.

Foram desenvolvidas atividades que refletiam a leitura de imagens, perguntando quem tinha uma boa memória fotográfica. As crianças foram estimuladas a participar de um teste para descobrir se realmente possuíam uma boa memória visual.

O próximo passo foi coletar informações sobre o nível de dificuldade que tiveram para descobrir as diferenças entre as imagens e, ao final, alguns testes revelaram facilidades e dificuldades no registro das diferenças entre elas, utilizando detalhes de ilustrações do livro Mundo Leitor.

Na sequência, os alunos, vendados, foram conduzidos pelas dependências da escola, e também conduziram os colegas, da mesma forma, vendados. Essa etapa mostrou como é importante a visão em situações do dia a dia, em que nos são de extrema utilidade as informações transmitidas pelos olhos. Os alunos também puderam perceber as diferentes expressões nos rostos dos colegas, em diferentes situações desafiadoras.

Enfim, um trabalho que revelou a importância do sistema sensorial na formação do corpo humano, em que os sentidos se completam e promovem a perfeita leitura de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *