Práticas - Luz - 2º ano

Enfrentando os medos

Grandes ou pequenos, não importa a idade, todos têm seu medo – alunos das turmas de 2º ano da unidade SEB Maceió.

O livro Linhas da vida – Luz debruça-se sobre o tema do descobrir-se, descobrir o outro e descobrir o diferente, o que proporciona aos alunos a reflexão sobre a importância de compreendermos sentimentos e emoções, a fim de estabelecermos relações interpessoais que objetivam promover a resolução de conflitos e o respeito mútuo.

Nesse sentido, desvendar os próprios sentimentos é o ponto de partida para que os alunos, a partir das diferentes emoções mostradas na história de Lúcio, também possam lidar com as suas.

A partir das atividades E você? O que sente quando… / Onde estão os sentimentos?, propõe a sociabilização, momento em que cada um pode se expressar e fazer aflorar o que guarda dentro de si.

A partir dessa prática, a professora propôs aos alunos que cada um confeccionasse um ‘boneco’ que representasse seus medos. Foram utilizados miolos de rolos de papel, papéis coloridos, cola e canetinhas coloridas. As produções ficaram bem coloridas e uma diferente das outras.

Foi um momento em que a criatividade aliou-se à reflexão e, de forma lúdica, as crianças conseguiram dar forma a esse sentimento.

Os ‘monstrinhos’ foram colocados em um mural bem interessante, em forma de um grande monstro, mostrando que todos têm seus medos, e que isso faz parte da essência humana.

Desta forma, os alunos puderam dar forma, expressar seus sentimentos e conhecer os do outro, o grande objetivo da atividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *