Práticas - Luz - 2º ano

Museu da saudade

Esta atividade tem como objetivo refletir aspectos do tema ‘saudade’: como se manifesta, o que a provoca, como conviver com ela caso sintam saudades de alguém ou de algo que não se possa recuperar, sendo desenvolvida com as turmas de 2º ano da unidade SEB Portugal, a partir da indicação do livro Luz, página 23.

Para iniciar a discussão, os alunos contaram suas experiências em relação ao tema, relembrando pessoas, lugares e objetos que marcaram suas vidas. A socialização é muito importante neste momento, pois as lembranças vão surgindo conforme a turma interage.

Nesse momento, pode-se conduzir a discussão acerca da diferença de sentimentos – bons ou ruins, de acordo com sua origem.

Depois, cada aluno foi desafiado a citar um brinquedo que lhe trouxesse saudades. Muitos tipos foram citados, então foi solicitado que cada aluno trouxesse somente um, para que fosse montada uma exposição.

Antes do evento, na sala de aula, cada aluno pode explicar a história do brinquedo que trouxe, relacionando-o ao tema saudade.

Os brinquedos de todas as turmas foram expostos e, uma turma por vez, os alunos puderam visitar a exposição, revivendo momentos que provocam saudades e compreendendo o sentimento dos companheiros também.

Foi uma prática que mostrou que reconhecer e compreender os próprios sentimentos e os sentimentos do outro é um dos caminhos para se formar um cidadão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *