Práticas - Água - 7º ano

A Reportagem em nosso cotidiano

Unidade SEB THATHI – Araçatuba

Professora Solimar

Língua Portuguesa

Atividade 04 – O primeiro mergulho de muitos outros

Atividade 05 – As chamadas

Atividade 06 – Os fatos e a notícia

Atividade 07 – Eu li no jornal

 

Objetivos:

– Estudar as características dos gêneros textuais do universo jornalístico;

– Promover o contato e o estudo com o veículo jornal;

– Compreender as partes da notícia, particularizando o tema;

– Analisar a linguagem jornalística.

 

Foi solicitado aos alunos que trouxessem um jornal de casa, local ou estadual, mas que contivesse algum texto que tivesse chamado a atenção deles.

No material regular e no programa Mundo Leitor, estamos trabalhando com o gênero textual informativo. Os alunos estão lendo notícias diversas e aprendendo como é a sua estrutura, e essa seria uma forma diferente de trabalho, associando o conteúdo ao programa Mundo Leitor.

Com os jornais em mãos, os alunos puderam compreender melhor a diferença entre notícia e reportagem. Para aprofundar o assunto ‘reportagem’, eles buscaram um texto do gênero nos jornais que trouxeram para a sala de aula.

Depois da pesquisa, cada aluno leu para a turma a Manchete, o Título Auxiliar e o Lide, socializando, assim, as informações dos textos encontrados.

Então foi o momento de que mais gostaram e no qual todos ajudaram: montaram um painel no fundo da sala, no qual colaram as reportagens com os assuntos que foram publicados na semana passada.

Nessa atividade, ficou claro que o ‘mergulho’ no jornal foi de fundamental importância para a compreensão do que foi discutido, além de serem propostas várias atividades que fizeram os alunos testarem seus conhecimentos.

O fato de poderem escolher as reportagens também os colocou como protagonistas, facilitando o entendimento do gênero por meio de um texto cujo assunto interessava a eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *