Práticas - Água - 7º ano

Aprendendo na prática

Unidade SEB THATHI

Professora Solimar

Língua Portuguesa

 

Objetivos:

– Estimular e despertar no aluno o gosto pela leitura de jornal;

– Possibilitar a aprendizagem mais significativo para o aluno;

– Apreciar as atividades dos profissionais responsáveis pela elaboração de um jornal;

– Enriquecer o conhecimento cultural dos alunos à medida que visitam a Empresa Jornalística Folha da Região, de Araçatuba.

 

Fases anteriores do trabalho que culminou com a visita ao Jornal Folha da Região:

– O Currículo do sétimo ano e o Projeto Mundo Leitor têm explorado o gênero textual Informativo, especialmente, o Jornal;

– Os alunos tiveram contato com o jornal, aprenderam a manuseá-lo e a conhecer sua estrutura;

– Leram notícias da região e do mundo, escrevendo e refletindo sobre elas;

– Escreveram notícias observando os requisitos necessários para a sua produção: o quê?  quando? onde? por quê? como? ;

– Aprenderam, através de leituras diversas e recortes de jornais, a diferenciar Notícia de Reportagem, a linguagem que deve ser utilizada e a responsabilidade que cada empresa deve ter ao publicar seus textos.

Dando sequência à atividade, os alunos realizaram um verdadeiro mergulho no mundo do jornal: foram ver de perto o funcionamento do principal jornal da cidade.

A visita à Folha da Região mostrou aos alunos os espaços onde os fatos se tornam notícia, onde ela é “fabricada” de maneira dinâmica, interagindo com profissionais da área.

A visita foi um momento riquíssimo de despertamento! Dois jornalistas nos acompanharam, Hugo Santos Rocha e Guilherme Leal que, gentilmente e pacientemente, foram explicando as etapas necessárias para que o jornal seja impresso.

Tiveram também a oportunidade de conhecer o estúdio onde entrevistas são realizadas e simular um debate entre os candidatos de Araçatuba.

Alguns alunos até relataram suas experiências na Prefeitura da Thathilândia enquanto frequentavam o Fundamental 1.

Tudo isso confirmou o quanto a escola tem sido importante para ajudar no desenvolvimento da cidadania dos alunos e quanto essas experiências marcaram suas vidas.

O repórter Guilherme Leal explicou como o jornal é dividido – cadernos. Também explicou que cada jornalista cobre um tipo de matéria: Economia, Política, Cidades, Classificados…

O repórter e apresentador Hugo Santos Rocha explicou como se faz um debate na TV, vocabulário, postura…e fez a simulação de um debate com os alunos – candidatos.

Os alunos conheceram as máquinas que fazem a impressão dos jornais.

No momento final da visita, o repórter Hugo mostrou aos alunos algumas entrevistas que fez com pessoas famosas na Expô. Araçatuba 2016.

Os alunos viram também a sala destinada a recepcionar os entrevistados, assessores e familiares.

A proprietária da Folha da Região D. Ana Eliza Assis Lemos Cenci falou aos alunos sobre a importância em aprender a fazer leituras Inteligentes e construtivas. Contou também sobre uma curiosidade que os encantou: seu sobrenome era ‘Senche’ e, como adquiriu cidadania italiana, foi alterado para ‘Cenci’ – detalhes de cultura que envolvem línguas diferentes.

Como presente, os alunos foram presenteados com quatro livros que narram a vida do proprietário da Folha da Região – Genilson Senche e também textos escritos por ele.

A contextualização e a prática dos conhecimentos adquiridos certamente são um ótimo caminho para a aprendizagem, e essa foi a ideia que os alunos passaram depois da visita ao jornal. Esse é um dos caminhos do programa Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *