Práticas - Água - 7º ano

As chamadas

Unidade Portugal

Professor: Sushi                                                        Disciplina: Geografia – 7º ano

Descrições:  Atividade 05 – “As chamadas”

 

A atividade trazia a proposta de os alunos produzirem uma capa de jornal em seus i-pads, incluindo aí as chamadas do jornal que começariam a criar.

Primeiramente, os alunos analisaram a capa do suplemento “Folhinha” com o nome do jornal e a manchete da edição. A familiarização com o jornal foi bem interessante e as chamadas fizeram os alunos procurarem as notícias no interior do suplemento, uma vez que atinge também a idade deles.

Depois desse trabalho, os alunos assistiram à reportagem do programa Vitrine, da TV Cultura, que mostrou como ocorre o fechamento da edição de um jornal. O programa abordou as formatações das capas dos jornais “A Folha de São Paulo” e “ O Estado de São Paulo”. Por serem jornais conhecidos pelos alunos, essa contextualização foi muito interessante, pois compreenderam o assunto a ser estudado, por meio de um veículo do qual já tinham conhecimento, bastando, então, atentarem-se às chamadas.

Já com a noção de como é elaborado um jornal, foi proposto aos alunos que elaborassem capas de jornais fictícios no i-pad. Foram divididos em grupos e partiram para a confecção do jornal.

O professor disponibilizou na lousa eletrônica diversas capas de jornal, para que os alunos pudessem se inspirar em alguma delas na confecção da sua.

Alguns critérios foram estabelecidos: deveriam ter uma manchete e duas chamadas menores. Dentre elas, dois assuntos poderiam ser de interesse e escolha dos alunos (games, música, esportes …), e um sobre a região Amazônica, uma vez que esse era o conteúdo que os alunos estavam estudando.

Cada grupo apresentou sua capa de jornal. É importante ressaltar que houve certa limitação em relação ao produto final, alguns alunos dominam pouco os recursos disponíveis em softwares. Porém, foi uma atividade que os fez refletir sobre o conteúdo estudado de uma forma diferente, o que é a proposta do Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *