Práticas - Água - 7º ano

Eu li no jornal

Unidade Portugal

7º ano

Professora:  Vera                                   Disciplina:  Inglês

Descrição: Atividade 07 – Eu li no jornal

 

Durante a aula de inglês, os alunos leram e discutiram sobre um texto que abordava o tema “Heroes and Heroines”. Ele mostrava fatos das histórias em que eles se transformam em personagens para restaurar a ordem do lugar, ou lutar contra um inimigo, o que faz deles figuras tão importantes no imaginário popular, com o desejo de que isso fosse real.

Aproveitando a discussão, a professora iniciou alguns questionamentos sobre o que torna alguém um super-herói real, sobre a vida de pessoas que, de repente, tornavam-se heróis por suas atitudes, por buscar o bem do próximo, por executar suas funções de acordo com o esperado, ou mesmo lidar com a honestidade para com o outro. Em cada caso, foi observada a ausência de superpoderes, mas ressaltadas ações importantes que realmente salvam pessoas de diversas situações.

A partir de todas as ideias coletadas, foi sugerido que eles trouxessem para a aula “grow up” uma manchete de jornal que retratasse um ato heroico de um desses heróis reais para que fosse trabalhada e discutida na sala de aula, pensando no desenvolvimento da Atividade “Eu Li no Jornal”, do caderno Mundo Leitor.

Cada aluno pesquisou a notícia que mais chamou sua atenção, e concluiu que cidadãos comuns também podem ser chamados de heróis, independente de raça, posição social, profissão ou nível cultural, e perceberam também que a ética e os valores humanos estavam presentes em todas as situações discutidas.

Para concluir o trabalho, os alunos foram estimulados a trazer uma nova manchete e propor como seria, se esse herói fosse um super-herói.

Foram ricos momentos em que se pode trabalhar o gênero textual, incorporando debates, imaginação, reconhecimento e valores humanos. Isso é Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *