Práticas - Água - 7º ano

Notícia do meu passado

Unidade Portugal

7º ano

Professora: Maytê                                                               Disciplinas:  Língua Portuguesa, História e Arte

Descrição: Atividade 10 – Notícia do meu passado

 

Por meio de um trabalho interdisciplinar (Língua Portuguesa, História e Arte), a atividade visa proporcionar conhecimento e utilizar-se dos já existentes para a produção de um conto de terror.

O trabalho com a atividade 10 objetiva proporcionar novos conhecimentos, em torno de aspectos como:

– Gênero ‘Contos’;

– “O medo dos mares”- grandes navegações;

– Luís de Camões.

A produção em grupo de um conto de terror contava como ponto importante em sua estrutura o canto de ‘Os Lusíadas”, O gigante Adamastor. Nessa produção, o texto verbal seria acompanhado de textos não verbais, o que envolveria todos os alunos do grupo, em vista da relação entre um e outro.

A professora dirigiu a atividade, trazendo algumas estrofes do referido canto, para que os alunos conhecessem essa parte da história e pudessem compreender as dificuldades enfrentadas pelos navegantes à época das Grandes Navegações.

Os conhecimentos de História foram a base para essa relação e contextualização.

O projeto constitui-se como sendo de grande importância, devido à oportunidade de desenvolver um trabalho em grupo, em que os integrantes pudessem construir a produção textual e a ilustração de acordo com o gênero estudado. As habilidades de cooperação e interação foram aplicadas no processo, além do compartilhamento de funções.

O gênero textual a ser produzido era um conto de terror, em grupo, e ilustração do mesmo.

O fato de o trabalho se estruturar em diferentes linguagens trouxe bastante interesse dos alunos, e também proporcionou o compartilhamento de conhecimentos entre eles, em vista das habilidades específicas envolvidas.

O Programa Mundo Leitor mostra-se aberto à criatividade e a diferentes leituras, e esta atividade corrobora com essa prática, no sentido de contextualizar e utilizar novas formas de aprender, considerando o conhecimento prévio e o protagonismo do aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *