Práticas - Água - 7º ano

“O primeiro mergulho de muitos outros”

Escola SEB – Unidade Portugal

7º ano

Mundo Leitor + Grow Up!

Professor: Sushi                                                                     Disciplina: Geografia

Atividade 04 – 7°Ano “O primeiro mergulho de muitos outros”

 

Justificativa:

  • O trabalho com o jornal impresso em meio a tantos dispositivos eletrônicos e a velocidade de circulação das informações;
  • Os jornais impressos tentam manter sua importância como veículos de comunicação;
  • A maioria dos alunos não lê jornais, ou mesmo preocupam-se em acessar portais de notícias, a informação chega por outros meios e canais.
  • Na disciplina de Geografia, a escala da distribuição das notícias e da importância das informações ainda é importante e, conseguir distinguir essas características só é possível graças ao manuseio do jornal impresso em sala de aula.

Desenvolvimento:

1°) Os alunos responderam alguns questionamentos sobre os veículos de informação que existem, aqueles que eles mais acessam e as manchetes que chamaram mais atenção deles.

A atividade foi desenvolvida com o recurso da plataforma Scules agregado ao conceito e sala Grow Up.

2° Para cada grupo de alunos foi oferecido um exemplar de jornal impresso (Jornal A Cidade, Tribuna de Ribeirão Preto, Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo). Os alunos manusearam e responderam as atividades propostas no livro Mundo Leitor.

Foram comparadas a origem das notícias (local, nacional ou internacional) e a distribuição do jornal. Foi questionado pelos alunos, por que alguns jornais destacam mais as notícias de âmbito local do que nacional.

Após, apresentaram as notícias que mais chamaram atenção do grupo.

3° Foi proposto aos grupos, a confecção da capa de um jornal (em programas do Windows, como o PowerPoint e Word) com notícias importantes de cada região do Brasil. Posteriormente as capas foram apresentadas para a sala e impressas para exposição na escola.

Avaliação:

Algumas questões importantes foram levantadas, como a obsolescência dos jornais impressos, que não recebem atenção das novas gerações, muito por conta da velocidade da informação na internet. Outro aspecto analisado foi a seleção de notícias, uma vez que no noticiário de jornais impressos e radio televisivos, as notícias de destaque concentram-se em alguns polos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto outras regiões recebem pouca atenção. Criar uma capa com destaques a todas as regiões, tinha como objetivo o reforço da dimensão e importância de cada porção do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *