Práticas - Água - 7º ano

Passado que vira notícia / Notícia do seu passado

Unidade Portugal

7º ano

Professora:  Sandra                                                             Disciplinas: História e Língua Portuguesa

Descrição: Atividades: 08 – Passado que vira notícia

10 – Notícia do seu passado

 

O trabalho foi desenvolvido juntamente com Língua Portuguesa, envolvendo a literatura de Luís de Camões.

Ao estudar sobre o período das grandes navegações e das glórias portuguesas, a professora levou os alunos a estabelecerem uma relação daquele tempo e de suas dificuldades quando saíam para alto mar e as tentativas do homem em dominar o espaço.

Depois, ela propôs aos alunos que fizessem uma pesquisa em seus i-pads, a respeito do que propõe a atividade 08 – o que era necessário levar numa viagem pelo mar, na época das grandes navegações, e hoje, numa viagem ao espaço. Foi muito interessante ver a percepção dos alunos a respeito de um tempo tão distante deles e, ao mesmo tempo, reconhecerem a continuidade da busca por descobertas e “novos territórios”.

Após a pesquisa, os alunos fizeram ilustrações que refletissem as duas épocas, cada uma com suas características e personagens.

Na outra etapa do trabalho, tendo como foco a atividade 10, a professora relembrou os alunos sobre as principais características do gênero Notícia e a estrutura geral de um jornal, para que eles produzissem um texto em que essas características fossem reconhecidas.

Trouxe também para a sala as estrofes de “Os Lusíadas”, referentes ao Canto “O Gigante Adamastor”.

Depois do trabalho de vocabulário e da leitura das estrofes, os alunos compreenderam essa parte da obra de Camões e o papel do Gigante na trajetória dos portugueses, destemidos descobridores.

Então, foi o momento de propor o tema da notícia, que deveria trazer em seu corpo alguma menção ao Gigante Adamastor.

Foi uma atividade que trouxe conhecimento histórico, literário e textual, com a utilização de muita criatividade e a promoção da relação entre tempos tão diferentes, conforme o que propõe o Programa Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *