Práticas - Água - 7º ano

Perfil

SEB THATHI Araçatuba

Língua Portuguesa

Professora Solimar

Atividade 12 – O seu perfil

 

Objetivos:

– Desenvolver o autoconhecimento;

– Compartilhar a história de cada um;

– Tratar do gênero ‘perfil’;

– Discutir sobre a vida e a obra de Fernando Pessoa.

 

Primeiro momento

Durante a aula, os alunos pesquisaram e estudaram um pouco da vida e da obra de Fernando Pessoa, Compreendendo o gênero perfil, acompanharam a leitura do texto sobre o autor, presente no caderno digital.

Houve, então, um momento de sensibilização em que, ao som de músicas que ressaltam a importância e a necessidade de respeito às individualidades, os alunos puderam perceber que cada um é único e tem algo de especial, também que suas escolhas farão a diferença no mundo em que vivemos.

Isso os levou a pensar em que características incluiriam em seu próprio perfil. Então, os alunos escreveram sobre fatos importantes nas suas vidas, suas habilidades, sonhos e medos.

 

Segundo momento

Depois de os alunos preencherem a página da atividade Seu Perfil, tiveram a oportunidade de socializar o que escreveram. Eles aceitaram a proposta e leram seus textos para os colegas.

Foi um momento em que todos ficaram concentrados e atentos, pois ouviram relatos sobre a vida dos seus colegas e, com isso, puderam perceber que todos, de uma certa forma, possuem alguns medos e que ninguém precisa ter vergonha disso. Mas também conversamos sobre o fato de que podemos lutar para vencer alguns deles.

Terceiro momento da Atividade Projeto de Vida

Após um momento de reflexão sobre o significado da atividade, foi proposto aos alunos escreverem uma carta de intenções para si mesmos.

Na carta, expuseram os caminhos que farão para realizar o que desejam.

Depois, colocaram a carta em um envelope, lacraram e levaram para casa, para guardá–la em um lugar no qual não ficará totalmente esquecida, podendo contar com a ajuda da mãe ou algum parente, mas foi combinado que a carta só deverá ser lida em 2022.

Todos os alunos realizaram a atividade concentrados. Também como sensibilização, ouviram músicas que ressaltassem que pequenas coisas também nos fazem felizes.

Foi uma atividade que promoveu discussões que envolveram passado, presente e futuro, trazendo aos alunos a oportunidade de pensarem em si como sujeitos únicos e cheios de vida, numa leitura interna que traga segurança e planos para o futuro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *