Práticas - Balanço - 5º ano

Descobrindo Vick Muniz

O livro Balanço, componente do material do programa Mundo Leitor para as turmas de 5º ano, traz em sua atividade “Um jeito diferente de produzir fotografia” aspectos da obra do artista Vick Muniz.

Com o objetivo de desenvolver a leitura de imagens e a produção de obras de releituras, em relação ao uso da fotografia artística atrelado ao resgate da memória, esta atividade trouxe muita reflexão quanto à utilização dos materiais na construção das obras pelos alunos da unidade SEB Nobel.

Primeiramente, a professora promoveu uma discussão em salda de aula sobre ‘o que é fotografia’, ‘que tipos de material são usados para produzir arte’, ‘a possibilidade de materiais orgânicos e descartados comporem obras de arte’, apresentando, então, a biografia de Vick Muniz.

Depois, os alunos assistiram a trechos do documentário ‘Lixo Extraordinário’, pelo endereço http://www.youtube.com/watch?v=FGjEk3SiXkE, em que se retrata o trabalho do artista que envolveu catadores do lixão de Jardim Gramacho – RJ na realização de obras de arte com materiais encontrados no lixão, produzindo trabalhos incríveis e mudando a vida dessas pessoas.

Cada aluno, ciente das possibilidades de utilização dos materiais disponíveis e organizados por eles mesmos, escolheu, então, a obra sobre a qual faria a releitura. Foi um trabalho que produziram com muito prazer, por terem percebido que o conhecimento é a base do desenvolvimento de qualquer tarefa.

Os trabalhos foram expostos na escola e puderam ser admirados por todos os alunos, despertando a consciência da reutilização de materiais e da produção artística desse famoso artista brasileiro, conhecido internacionalmente.

A atividade rendeu muitas releituras sobre o mundo que queremos ter e trouxe a reflexão de que a construção deste mundo depende da ação de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *