Práticas - Balanço - 5º ano

Desenvolvimento Sustentável

Livro Balanço – Atividade “A sustentabilidade é uma questão global”

Professoras: Géssica Laís Pedroso e Patrícia David

 

Apresentação

 

Num mundo em que os recursos naturais estão cada vez mais escassos e o meio ambiente sofre processos de degradação, trabalhar a sustentabilidade nas escolas é de extrema importância.

Além dos conhecimentos teóricos nesta área, a escola deve trabalhar também com ações sustentáveis práticas, que criem nos alunos hábitos e responsabilidade para ações atuais e futuras. Pensando no futuro do nosso planeta, os alunos foram convidados a produzir vídeos alertando a população sobre os perigos do descarte de pilhas e baterias em locais inadequados, promovendo a conscientização da importância dessa atitude para as futuras gerações.

 

Objetivos

  • Estimular consciência sustentável;
  • Conhecer os malefícios gerados pelo descarte inadequados desses materiais;
  • Desenvolver a criatividade na produção de vídeos;
  • Estimular o trabalho em grupo.

Desenvolvimento

A princípio, foi discutido o conceito de sustentabilidade e como esse tema poderia fazer parte do ambiente escolar.

Após a discussão, os alunos foram divididos em grupos para realizarem pesquisas sobre os danos que o descarte incorreto de pilhas e baterias pode causar ao meio ambiente.

Em sala de aula, elaboraram um texto para a gravação de um vídeo alertando a população sobre esse problema.

Após a finalização dos vídeos, os alunos de quartos e quintos anos tiveram a oportunidade de assistir às produções, que tinham objetivo final estimular a consciência sustentável em nosso ambiente escolar.

Para finalizar, as salas que participaram do projeto descartarão nos postos autorizados todas as pilhas arrecadadas durante a execução do trabalho.

 

Avaliação

A avaliação foi feita mediante observação da participação dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto, que alcançou excelentes resultados, os alunos se empenharam muito para a realização de suas produções, demonstrando muito interesse e preocupação com o tema abordado, passando assim a realizar, na prática, o conceito teórico trabalhado durante o projeto.

Roda de conversa

 

 

 

Desenvolvimento Sustentável 01

Parte das arrecadações para o descarte correto

Desenvolvimento Sustentável 02

Registro de atividades no livro Balanço – Mundo Leitor

Desenvolvimento Sustentável 03

04

05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *