Práticas - Balanço - 5º ano

“Reinventando Obras”

Livro Balanço – Atividade “Um jeito diferente de produzir fotografia”

Professora: Carolina Solera

Turmas de 5º ano – Unidade SEB Portugal – Ribeirão Preto

 

A atividade propôs como objetivos o conhecimento de formas diferentes de se fazer arte, envolvendo a utilização de materiais retirados de sucatas, aliando esse conhecimento à produção de releituras de obras de artistas brasileiros.

Foi apresentada aos alunos o estilo da obra do artista plástico Vik Muniz que, a partir de fotografias, muito talento e criatividade, utiliza matérias-primas insólitas, como geleia, chocolate, açúcar e materiais recicláveis, com as quais configura imagens que reproduzem as imagens fotográficas em um processo de ampliação.

Para conhecerem melhor essa técnica, os alunos assistiram ao vídeo “Lixo extraordinário”, no qual Vick mostra sua técnica a partir do fruto do trabalho de catadores de uma cooperativa de reciclagem de lixo.

Simultaneamente, a professora apresentou obras do pintor e artista plástico brasileiro Romero Britto, cuja arte reflete a cultura pop e é despojada da estética clássica e tradicional.

Utilizando sucatas, foi proposto que os alunos, em grupos, produzissem a releitura de uma das obras de Romero Brito, com a técnica semelhante à de Vick Muniz.

Depois de finalizado o trabalho, as crianças produziram ainda, individualmente, uma gravura refletindo a obra sobre a qual o trabalho do grupo se baseou.

Uma prática que trouxe o contato com diferentes técnicas, o conhecimento sobre a arte plástica brasileira e a possibilidade de recriação, tanto coletiva quanto individual, de obras famosas, mostrando que arte é muito mais do que beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *