Práticas - Diário - 4º ano

Colcha de Retalhos

O tema central do material Linhas da Vida – Livro de Imagens Diário Listrado busca mostrar a perpetuação da memória por meio de histórias registradas em um diário e contadas pelas pessoas mais velhas da família, que nos possibilitam permear fatos e conhecimentos vividos num tempo que já passou. Da mesma forma, as propostas do caderno de atividades – Diário abordam a vida como fruto de vários retalhos que fazem do passado um ponto de partida para a construção de um cidadão conscientes  de suas origens.

Com o objetivo de reafirmar a importância da relação com os avós, revelando vínculos afetivos no resgate da memória familiar, aos alunos de 4º ano das turmas C, D e E – professora Géssica – da Unidade SEB – Portugal foi distribuído um retalho para que nele fosse feito um desenho em parceria com o avô ou a avó, em casa.

No dia marcado para a entrega dos desenhos, os alunos conheceram a história “Colcha de Retalhos”, de Cônceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, em que, recortando retalhos para fazer uma colcha, um neto e uma avó vão reunindo e costurando lembranças. Entre recordações engraçadas, tristes, alegres e embaraçosas o menino descobre o sentido da saudade.

Cada um foi convidado a ler uma frase para contar a história do livro. Após o momento da leitura, os alunos contaram aos colegas como foi a experiência de fazer o desenho com o avô ou avó.

Para finalizar, juntaram os retalhos e montaram com eles uma colcha, o que proporcionou a reflexão sobre as emoções vividas, revividas e reconstruídas na união de tantas lembranças.

Seguem alguns relatos dos alunos:

“Minha avó, no começo, ficou com medo de desenhar, mas aí eu fui ajudando e lembramos que quando eu era pequena, era ela quem me ajudava. ” (4ºE)

“Eu achei que minha avó iria fazer um desenho feio, e quando vi como estava ficando o nosso desenho, adorei, pois ficou lindo o desenho que fizemos. ” (4ºC)

“Eu acho que nunca havia feito um desenho com a minha avó, achei que ela nunca iria conseguir. ” (4°D)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *