Práticas - Diário - 4º ano

Reinventando Histórias

Livro Diário – Atividade – “Essa história eu já ouvi!”

Professoras: Géssica Laís Pedroso e Patrícia David

Turmas de 4º ano – Unidade SEB Portugal – Ribeirão Preto

 

Apresentação

As histórias infantis sempre foram muito usadas para estimular o hábito da leitura e para trabalhar com valores humanos. Histórias clássicas mexem com o imaginário das crianças e estimulam a curiosidade. O trabalho com esses contos torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos, valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

Baseando-se na obra Chapeuzinho Vermelho – Charles Perrault -, os alunos foram convidados a criar ou reproduzir outras versões desse clássico por meio de teatro de fantoches, atividade em que a criatividade e a imaginação foram ingredientes indispensáveis para o resultado final.

 

Objetivos

  • Estimular a leitura e trabalhar valores;
  • Conhecer a obra original de Charles Perrault;
  • Promover a curiosidade para o conhecimento de outras versões da mesma história;
  • Desenvolver a criatividade na produção da história, dos fantoches e dos cenários;
  • Estimular o trabalho em grupo.

 

Desenvolvimento

No primeiro momento, foi apresentada aos alunos a história original “Chapeuzinho Vermelho”, momento em que já foi despertado o interesse em contarem outras versões já vistas, ouvidas e conhecidas, criando-se a ideia de imaginário popular.

Após ouvirem a história, participarem com conhecimentos prévios e trocarem informações, os alunos dividiram-se em grupos e realizaram as atividades propostas pelo livro Diário – Mundo Leitor, cada grupo escrevendo uma nova versão para a história e ilustrando-a.

Em sala de aula, os alunos organizaram-se para iniciar a produção dos cenários e fantoches para a apresentação de suas histórias.

Para finalizar a atividade proposta, eles apresentaram suas versões aos colegas de sala.

O trabalho será finalizado com a apresentação para os alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 3° ano).

 

Avaliação

A avaliação ocorreu mediante observação e participação dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto, além da percepção de como uma atividade que traz uma história clássica pode gerar tantas outras perspectivas e aprendizado.

O projeto alcançou bons resultados no despertar da curiosidade e criatividade dos nossos alunos que, a todo momento, demonstraram interesse e vontade de apresentar suas produções.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *