Práticas - Fábulas - 6º ano

Se falta chuva… / Patativa: o poeta do sertão

 

Unidade Portugal

6º ano

Professora:  Marisa                                     Disciplina:  Redação

Descrição: Atividades 6 – Se falta chuva…

Atividade  7 – Patativa: o poeta do sertão

 

Os alunos dos sextos anos foram divididos em grupo. Cada grupo teve a liberdade para escolher um conto de fada e adaptar a história trazendo a problemática da seca.

Por que falar sobre a seca?

Os alunos já haviam iniciados um trabalho com a professora de matemática sobre o polígono das secas. Dessa forma, eles utilizaram dados da pesquisa realizada em outra disciplina para ajudá-los no momento da produção textual.

Como contextualização, foi apresentado o gênero cordel e alguns poemas foram lidos na sala de aula, mostrando a vida do nordestino, e isso embasaria o trabalho, baseado em contos de fada.

Os grupos de alunos deveriam, então, escolher um conto de fada e reescrevê-lo, tendo como pano de fundo o ambiente da seca.

Após a elaboração do texto, fizeram uma revisão do mesmo e transformaram o texto narrativo em um texto teatral.

Os próprios grupos realizaram a divisão das personagens, determinaram dia e local de ensaio da peça teatral, confeccionaram cenário e definiram a vestimenta. Feito tudo isso, estavam prontos para a apresentação!

Algumas apresentações ocorreram dentro da sala de aula, outras no pátio. Convidamos os alunos do 4º ano para prestigiarem esse trabalho lindo e encantador, feito pelos próprios alunos, com sua linguagem e visão de um problema tão profundo, um trabalho marcado pelo protagonismo das crianças.

Vale ressaltar que cada grupo definiu a forma de apresentação, de acordo com a personalidade dos componentes dos grupos ou da maneira que se sentissem seguros, isto é, as crianças que demonstram habilidade para dança, expressão corporal e facilidade de falar em público preferiram encenar o texto (peça teatral). Outros, mais reservados, apresentaram a produção textual em forma de teatro de fantoches (trabalharam muito com a entonação de voz) ou utilizaram a tecnologia, apresentando por meio do Stop Motion (três grupos apenas).

A contextualização, a expressão e interação foram pontos marcantes desse trabalho, que envolveu leitura de mundo e desenvolvimento de habilidades tão importantes para a sequência da vida escolar desses alunos de 6º ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *