Práticas - Histórias - 9º ano

Gênero ‘Carta’

Unidade Araçatuba

9º ano

Professor: Rosana

Atividade – livro de imagens digital

 

Objetivos:

– Desenvolver a leitura de imagens;

– Estudar o gênero ‘Carta’;

– Estimular a produção textual a partir de imagens;

– Reconhecer gêneros textuais e seus veículos.

 

Em sala de aula, os alunos estudaram o gênero textual ‘Carta’, presente no material dos alunos.

Na sala GrowUp, foi desenvolvida a leitura do livro de imagens Histórias, do programa Mundo Leitor, em que a personagem Eliza, ao mudar de casa, deixa uma carta ao próximo morador, mostrando como fora feliz naquele lugar. Estudando a imagem da carta, os alunos puderam perceber nela os elementos de uma carta pessoal.

Durante a leitura, foi salientado o valor do tempo na vida das personagens, fazendo um paralelo com a vida de cada um dos alunos.

Ao folhearem o livro de imagens, os alunos foram registrando suas impressões sobre o tempo, a história e a vida, aproveitando pontos discutidos durante a leitura.

A próxima etapa foi realizada em jornais e revistas trazidas pelos alunos, onde puderam encontrar o gênero ‘Carta do Leitor’ e compreendê-la como um canal de comunicação – críticas, observações, solicitações, elogios ou reclamações – de um leitor cidadão, comparando-se sua estrutura com a Carta pessoal.

Então, foi o momento de produção textual: como forma de desenvolver o pensamento crítico e tornar os alunos participantes ativos do processo comunicativo, realizou-se a escrita de uma ‘Carta do Leitor’, tomando-se como base o livro de imagens, a opinião e os comentários de cada um a respeito da narrativa, das atitudes das personagens, das imagens, enfim, de tantos pontos que uma leitura bem feita proporciona.

Textos verbais, não verbais, gêneros específicos, debates, comunicação e cidadania: pontos importantíssimos na construção de um leitor de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *