Práticas - Histórias - 9º ano

Leitores de mundo

9º ano

Professora Lucimara – Língua Portuguesa

 

Objetivos:

– Leitura de imagens;

– Provocar reflexões sobre o tempo;

– Induzir a ideias do cotidiano e as relações pessoais que elas trazem;

– Reforçar a necessidade do autoconhecimento.

 

Desenvolvimento:

As carteiras dos alunos foram dispostas em forma de “u” na sala de aula, o que deu maior visibilidade aos alunos e à professora.

Foi, então promovida a leitura da história do livro de imagens “Duas histórias” e, a partir dela, todos refletiram sobre a influência do tempo na vida das pessoas: passado, presente e futuro, a partir de uma história.

A professora abriu um debate, sugerindo temas como ideias relacionadas ao cotidiano, relações de amizade e companheirismo, percepções e emoções, viver e conviver nas diferentes fases da vida, conhecimento do outro e de si mesmo e diferentes saberes, temas essenciais para a formação humana.

As discussões giraram em torno da leitura das imagens, a significação das Cores, as relações com o passado, (metáforas – folhas secas caindo, outono), lembranças, mudança do espaço físico e da vida.

Abordaram também as relações interpessoais, companheirismo, viver e conviver nas diferentes fases da vida, conhecimento do outro e de si mesmo, entre outras coisas.

Levantou-se por parte de um aluno a questão de pintar ao ar livre, num jardim, o que levou à realidade de vida de artistas em grandes centros, que se apresentam/pintam seus quadros na rua, seja no Brasil (praças em São Paulo, Curitiba, Poços de Caldas) ou na Europa, França (Basílica de Sacré Couer, Montmart).

Por meio da leitura de imagens, os alunos puderam refletir sobre o cotidiano de forma a construir novas possibilidades a respeito da vida do outro e as expectativas que as mudanças provocam na vida das pessoas. Além disso, com o estudo detalhado do texto, puderam compreender a ação do tempo e o desenvolvimento de valores na formação do indivíduo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *