Práticas - Notícia - 8º ano

A vez do Uruguai se consagrar campeão

 

Unidade:  SEB THATHI -Araçatuba

8º ano

Professor: Daniel Gimenes           Disciplina: Geografia

 

Descrição: Atividade 11 – A vez do Uruguai se consagrar campeão

Objetivos:

– Ampliar o conhecimento sobre países sul-americanos;

– Mostrar pontos importantes na história de um esporte tão popular no Brasil;

– Refletir sobre culturas diferentes em territórios tão próximos;

– Iniciar os estudos sobre a América do Sul por meio de novas ferramentas e da contextualização.

Desenvolvimento:

Esta atividade trouxe o conhecimento de características de um país que faz fronteira com o Brasil por meio do esporte, refletindo a influência que diferentes modos de viver têm sobre os moradores de faixas extremas de territórios.

O professor abordou a partida em que o Uruguai foi campeão mundial de futebol, jogando a final contra o Brasil, em pleno Maracanã, o que se reflete no livro do Programa Mundo Leitor do 8º ano. Falou também sobre o momento que Brasil e Uruguai viviam enquanto países, no cenário internacional, político e econômico. Foi discutido também o fato de as cores do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol serem mudadas após aquela derrota, fato que marcou a história desse esporte.

Isso promoveu a contextualização e as informações foram bem-vindas para a realização da atividade.

Os alunos pesquisaram em seus dispositivos móveis outras informações específicas, solicitadas na atividade, quanto a características do Uruguai.

Divididos em duplas, os alunos realizaram as atividades propostas no livro, como também utilizaram espaços disponibilizados pelo material para fazerem poemas, crônicas e desenhos que expressassem, através da arte, o material estudado e pesquisado por eles.

Foi uma maneira interessante de despertar, por meio do esporte e da proposta do Mundo Leitor, o interesse por países da América do Sul, para iniciar os estudos sobre esse tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *