Práticas - Notícia - 8º ano

Histórias que a família conta

Unidade Ribeirânia

9º ano

Professora: Leandra                                                    Disciplina:  Redação

Professora: Natália                                                      Disciplina:  Projeto de Leitura

Atividade-base: 1– Histórias que a família conta

 

Objetivo: Aproveitando a ideia da atividade ‘Histórias que a família conta’, elaboramos o ‘Projeto Entrevista’ com a intenção de desenvolver o gênero textual, tanto na sua forma oral quanto escrita, interagindo com amigos e familiares.

Descrição da atividade:

 

Para iniciarmos o projeto, foram exibidos durante a aula de Projeto de Leitura vídeos de entrevistas. Nessa etapa, os alunos tinham de observar a postura e a desenvoltura do entrevistador para conduzir a entrevista, bem como a linguagem adotada de acordo com o veículo de comunicação – formal ou informal.

A intenção era que os alunos produzissem um vídeo de até 1 minuto entrevistando um amigo, os pais ou os avós. A partir disso, eles tiveram 20 dias para enviar o vídeo.

Para entrevistar os avós, era preciso perguntar sobre como eles se divertiam na adolescência; com os pais, o tema era saber como reagiram quando eles descobriram que estavam ‘grávidos’; já com o amigo, o tema era comparar a sua diversão infantil com a da sua adolescência.

Descrição da atividade

Enquanto isso, na aula de Redação, em um primeiro momento cada aluno leu três entrevistas (Páginas Amarelas e Conversa, ambas sessões da revista Veja), para observar a estrutura desse gênero textual. Na sequência, os alunos escreveram no caderno quais eram as partes que compunham esse gênero .

Em outra aula, as professoras Leandra e Natália (em uma aula dupla) explicaram como seria o texto a ser produzido em aula: cada aluno ficou responsável por entrevistar um colega da própria sala (escolha feita pela lista de chamada em ordem alfabética), criando um texto de apresentação do entrevistado, mais três perguntas: uma profissional, uma pessoal e outra sobre 2050. Além disso, o texto deveria ter um título original.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *