Práticas - Notícia - 8º ano

“Pirâmide Alimentar”

Unidade Ribeirânia – Ribeirão Preto

Disciplina: Ciências Naturais

Professora: Maria Helena

 

Objetivos:

– Refletir sobre as ideias de belo e de saudável;

– Relacionar a saúde à alimentação;

– Repensar a alimentação diária.

 

A professora abriu a atividade fazendo uma discussão sobre a estética física, com os alunos dispostos em uma roda. Foram ressaltados alguns pontos nessa discussão:

– Os gregos há 2500 anos a.C. acreditavam no belo como uma das virtudes e para eles, a estética e o físico eram tão importantes quanto o intelecto na busca da perfeição;

– Esse pensamento também é expresso na cultura latina, pelo adágio “Mens sana in corpore sano” – título da atividade.

– Preocupação com determinado tipo de alimento, especialmente aqueles que comemos diariamente.

Para chegarem a conclusões que trouxessem base ao conhecimento, os alunos pesquisaram para responder às seguintes questões:

  1. Você já se perguntou qual é o conceito de alimentação saudável?
  2. Existe um padrão alimentar que todas as pessoas deveriam seguir ou a alimentação deve variar de acordo com o local?
  3. Toda alimentação deve ser saborosa ou apenas deve garantir a saúde?
  4. Para comer bem é necessário gastar muito dinheiro?
  5. A cultura influencia na alimentação?
  6. Existe comida suficiente para todo o planeta?

Em outro momento, a turma, organizada e guiada pela professora, recebeu conceitos e exemplos sobre a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada para a saúde do corpo e da mente.

Cada aluno construiu sua pirâmide alimentar, que refletia a realidade de cada um e, depois, construíram uma pirâmide alimentar que refletia o ideal, fazendo a comparação e compreendendo as necessidades de se desenvolver uma boa alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *