Práticas - Notícia - 8º ano

Uruguai Campeão

Unidade SEB THATHI Araçatuba

Geografia

Professor Daniel

Atividade 11 – A vez do Uruguai se consagrar campeão

Atividade 12 – Atração turística

 

Objetivos:

– Ampliar o conhecimento sobre países sul-americanos;

– Mostrar pontos importantes na história de um esporte tão popular no Brasil;

– Refletir sobre culturas diferentes em territórios tão próximos;

– Iniciar os estudos sobre a América do Sul por meio de novas ferramentas e da contextualização.

 

Dando sequência ao projeto iniciado pelo professor – os alunos farão uma apresentação em Power Point, com slides sobre todas as atividades desenvolvidas, a serem mostrados à sala ao final do ano letivo -, esta atividade promoveu o conhecimento por meio do esporte e da cultura de um país que faz fronteira com o Brasil, refletindo na influência que diferentes modos de viver têm sobre os moradores de faixas extremas do país.

Para dar um embasamento melhor a esta atividade, o professor exigiu em sala de aula um vídeo com duração de cinco minutos, com os melhores momentos do jogo entre Brasil e Uruguai, na final da Copa do Mundo de 1950, tema do livro do programa Mundo Leitor.

Ele explicou algumas particularidades daquela partida, e o momento que Brasil e Uruguai viviam enquanto países, no cenário internacional, político e econômico. Foi discutido também o fato de as cores do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol serem mudadas após aquela derrota, fato que marcou a história desse esporte.

Em suma, foi feito um resumo da situação, o que promoveu a contextualização para a realização da atividade.

Diante destas informações, os alunos refinaram melhor a pesquisa, e muitos se mostraram com pena do goleiro Barbosa, do Brasil, que durante o resto da vida foi taxado como culpado pela derrota na Copa de 1950.

A partir de informações sobre a casa branca e arredondada, um ponto turístico da cidade Punta Ballena, perto da capital uruguaia, os alunos pesquisaram também sobre pontos turísticos famosos no mundo e, refinando mais a busca, pesquisaram e reproduziram em desenhos uma atração da cidade de Araçatuba que possa despertar a atenção de visitantes.

Divididos em duplas, os alunos realizaram as atividades propostas no livro, como também utilizaram espaços disponibilizados pelo projeto para fazerem poemas, crônicas e desenhos que expressassem, através da arte, o material estudado e pesquisado pelos alunos com os Lap Sebs e dispositivos móveis.

Foi uma maneira interessante de despertar, por meio do esporte e da proposta do Mundo Leitor, o interesse por países da América do Sul, para iniciar os estudos sobre esse tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *