Práticas - Trem - JD 1

Autorretrato

Essa prática foi baseada na atividade da página 14 do livro Trem – programa Mundo Leitor e realizada com os alunos das turmas de Grupo 4 da Educação Infantil da unidade SEB Nobel – Salvador.

Objetivando a observação de características pessoais, a leitura e a produção de imagens e o reconhecimento de si e do outro, foram formadas duplas de trabalho, estando os integrantes de frente um para o outro e, assim, iniciou-se a brincadeira do espelho.

Ora um aluno, ora outro, cada um deveria imitar as expressões e os movimentos de seu par, imaginando que estivessem diante de um grande espelho. Esse movimento estimulou a criatividade, a observação, a coordenação e a expressão facial e corporal.

O próximo passo foi colocá-los de fato diante do espelho, para que percebessem em si pequenos detalhes no rosto, no corpo, as expressões diante de certos comandos, além da comparação feita a partir da primeira atividade.

Chegou, então, a hora de reproduzir em imagem a experiência, propondo-se que fizessem seu autorretrato, baseados nas observações feitas durante as atividades. Foi muito interessante perceber os detalhes do retrato que cada um fez de si.

Práticas que utilizam técnicas corporais e de observação constroem o conhecimento em vista da imagem de si e do outro, e esse conhecimento será essencial na formação de um cidadão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *