Práticas - Trem - JD 1

Na janela

Objetivando a contextualização para o trabalho com o livro de imagens Na janela, as professoras das turmas de Jardim I da Unidade SEB Portugal desenvolveram esta atividade com os alunos, seguindo a proposta de trazer vivências para dentro do conteúdo do programa Mundo Leitor.

Para isso, uma professora vestiu-se da personagem Lúcio e outra da personagem Alice, cada uma com seu bichinho de estimação, como na história, o que já encantou as crianças, fazendo-as inserir-se na narrativa.

Depois da apresentação, que foi feita no teatro de arena da escola, os alunos receberam os livros Trem, onde se encontra o livro de imagens, do qual os alunos fizeram a leitura, guiados pelas professoras.

Foi destacado, então, o fato de que a janela do quarto, para Lúcio e Alice, transforma-se na janela de um trem, que passa por diferentes lugares e transporta quem eles gostariam que viajassem com eles, levando as crianças a se imaginarem na viagem, refletindo sobre seu mundo, quem escolheriam e quem levariam em sua viagem.

Chegou o momento da partida. As personagens levaram as crianças a uma viagem no trenzinho da escola, pelas ruas da COClândia, durante a qual incentivaram as crianças a procederem de maneira semelhante a Edu, ‘olhando pela janela’, e revelando o que viam e o que sentiam.

Uma atividade que desenvolveu a linguagem oral, estimulou a memória e a leitura de imagens, além de trabalhar com a criatividade e a imaginação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *