Práticas - Trem - JD 1

Uma viagem pelo seu mundo

Viagem no trem de Edu

Uma janela pode ser uma abertura para o mundo em que a imaginação é a protagonista. Edu fez de seu quarto um vagão de trem, no qual viaja na companhia de quem ele quiser, a lugares que ele também pode definir.

O protagonista de nossa história viajou com Ana, Cora, Quixote e Otelo e, com os alunos das turmas de Jardim I da unidade SEB Vila Velha, não foi diferente: eles também definiram quem participaria dessa viagem.

Cada criança, com a ajuda da professora, confeccionou sua “caixinha” em papel, que representava o vagão de um trem. O material utilizado para a rodas foram tampinhas de garrafa.

Depois, foi apresentada a história Na janela, do livro de imagens do material Trem, quando os alunos puderam perceber que, nesse trem, cabem pessoas, animais e muita imaginação, além da descoberta do mundo que se abre a partir de uma janela.

Assim, cada um desenhou em seu “vagão” quem gostaria de levar em sua viagem, registrando ali momentos de emoção, memória, união, enfim, a vontade de estar junto.

Estando prontos os vagões, a professora uniu-os em um grande trem, montou um painel com diferentes paisagens e iniciou uma viagem, em que cada um pode contar mais sobre si, seus desejos e suas experiências.

Uma atividade em que as crianças tiveram contato com diferentes situações do cotidiano, montando sua própria história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *