Práticas - Avião - JD 2, Práticas - Trem - JD 1

”TECENDO A VIDA COM MONET”

Unidade SEB Portugal – Ribeirão Preto

Professora: Isa Pardini

 

Quem mais irá embarcar nesta viagem? Convidamos todos os alunos, familiares e observadores a entrarem e acomodarem-se para uma viagem inesquecível!!!

Nosso roteiro será marcante e passaremos pelos jardins de Monet, Rio Sena, Catedrais e conheceremos a vida e obra de Claude Monet. Esta viagem encantará os olhos e o coração.

Sejam todos bem – vindos!

 

Objetivos

 

– Conhecer o artista e sua obra;

– Desenvolver a percepção visual;

– Ampliar o vocabulário;

– Estabelecer relações entre o meio ambiente atual para depois representá-lo;

– Conectar através da Arte, atitudes e conceitos para sustentabilidade.

 

Como Metodologia, utilizamos a lousa digital, livros de apoio, painéis com as obras de Monet e pesquisa realizada pela família. As técnicas utilizadas para a realização dos trabalhos foram desenhos, pinturas, recortes e colagens. As atividades foram desenvolvidas durante as aulas e oficinas de Arte e as crianças trabalharam:

– Com o referencial, sem copiar;

– Com prazer de fazer, compartilhando e construindo;

– Aprendendo com tecnologia;

– Num processo de construção que promove o aprendizado;

– Com atenção individualizada e alegria de estar em grupo.

 

As ações serão desenvolvidas durante todo o ano, mas já se podem notar pontos importantes:

– As crianças e familiares mostram-se envolvidos com o projeto e começam a fazer esta viagem fantástica através das obras de Claude Monet;

– O processo constrói e estrutura naturalmente as “cem linguagens” da criança;

– A autoria é o núcleo que sustenta as ações e os conceitos que estão sendo formados;

– O trabalho coletivo e a escuta promovem interações importantes para que o projeto caminhe e deixe sua própria identidade.

Muitas surpresas virão e preparem-se porque a viagem apenas começou! Nunca mais seremos os mesmos!!!

 

Referências bibliográficas.

1 -Alves, R.- A Alegria de Ensinar. ARS Poetica, 1994, São Paulo.

2- Heinrich, Christopher.Monet. Taschen, 2001, São Paulo.

3-As Cem Linguagens da Criança, Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman, 319 págs.,

Ed. Artmed

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *