Práticas - Trem - JD 1

Uma viagem de trem

Entender o mundo e dar sentido a ele por meio da imagem é o que fazem com maestria crianças que ainda não são alfabetizadas, pois é por meio desta observação que vão construindo leituras que lhe são fundamentais.

Esta atividade teve como objetivo desenvolver, por meio da observação, o estímulo à memorização de imagens, a reflexão sobre a diferença entre ambientes e paisagens, a leitura de imagens e a expressão oral, entre outros, e foi desenvolvida pelos alunos do Infantil 4 da unidade SEB GEOSul – João Pessoa, com base na proposta das páginas 30A e B e 31 A e B.

Propondo que as crianças embarcassem no trem para conhecerem diferentes lugares, foi desenvolvida a leitura do livro de imagens Na janela, componente do livro Trem – Mundo Leitor. Durante a leitura, a professora conduzia as crianças à percepção de diferentes imagens vistas por Edu, enquanto viajava.

Outros detalhes como personagens, ponto de partida e chegada também fizeram parte desta observação.

Utilizando trens de brinquedo ou feitos em materiais como papelão, as crianças percorriam os trilhos presentes na ilustração das páginas citadas, explorando cada paisagem em seus detalhes, percorrendo imaginariamente o caminho de Edu.

Desta forma, puderam transpor informações de textos diferentes em um contexto comum, contando ainda com o compartilhamento de informações dos colegas.

Uma prática que educou o olhar, alimentou a imaginação e alfabetizou pela imagem, ou seja, promoveu atividades para os leitores de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *