Práticas - Trem - JD 1

Uma viagem diferente

Professores: Janaína e Fernanda – Unidade THATHI SEB Araçatuba

Tema: Um passeio de trem

Atividades páginas: 24 e 25

O tema ‘viagem’ favorece muitas discussões. É possível apresentar à criança outras culturas, hábitos, costumes, lugares e modos de viver, levá-la a perceber e reconhecer no outro semelhanças e diferenças.

Com o intuito de promover a possibilidade de novas descobertas e estimular o desenvolvimento da percepção, atenção, oralidade e memória, os alunos do Jardim I foram convidados a embarcar em uma viagem de faz de conta.

Em roda de conversa, decidiram o destino da viagem: nossa minicidade THATHIlândia. As professoras propuseram que o meio de transporte a ser utilizado fosse um trem e que todos teriam como desafio observar as paisagens pela janela. Todos adoraram a ideia.

Os passageiros foram para a Estação Mundo Leitor, onde havia bancos que sugeriam os de um trem, e lá receberam o guia de viagens, o livro Trem, do Programa Mundo Leitor, o qual folhearam, em busca de novos caminhos. Nesta aventura, os alunos se caracterizaram de maquinistas.

Durante o trajeto, ouviram a música “Lá vem o trem” (atividade página 26 e 27). A diversão foi garantida com Tchuc, tchuc, piuí pra todo lado! As professoras eram quem “puxava os vagões”, também caracterizadas como maquinistas, propondo sua função de mediadoras no processo de aprendizagem.

Ao final da atividade, as crianças foram instigadas a refletirem sobre suas emoções e percepções em relação ao passeio. Ficaram encantadas com a grande descoberta: “Podemos ir para qualquer lugar, basta imaginar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *