4º Prêmio (2018), Mundo Leitor, Prêmio

4º Prêmio Mundo Leitor – Regulamento

O 4º Prêmio Conexia/SEB – Mundo Leitor é uma iniciativa com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

O prêmio tem por objetivo valorizar a comunidade escolar a fim de que se criem práticas de sucesso no estímulo das competências e habilidades preconizadas por uma Escola Transformadora.

1. PARTICIPAÇÃO

Quem pode participar

PROFESSORES

Aos educadores parceiros da Conexia/SEB, propõe-se a elaboração de uma apresentação em PowerPoint com o relato de uma atividade ou projeto desenvolvido na escola, tendo como base a utilização da Coleção Linhas da Vida no ano de 2018, nas seguintes categorias:

Categoria I: Série Viagens

  • Podem participar educadores parceiros Conexia Mundo Leitor de todas as áreas do conhecimento, que atuem com alunos da Educação Infantil – etapas I e II – e Ensino Fundamental – 1° ano. 

Categoria II: Série Descobertas

  • Podem participar educadores parceiros Conexia Mundo Leitor de todas as áreasdo conhecimento, que atuem com alunos do Ensino Fundamental – 2º e 3º anos.

Categoria III: Série Memórias

  • Podem participar educadores parceiros Conexia Mundo Leitor de todas as áreas do conhecimento, que atuem com alunos do Ensino Fundamental – 4º e 5º anos.

Categoria IV: Série Encontros

  • Podem participar educadores parceiros Conexia Mundo Leitor de todas as áreas do conhecimento, que atuem com alunos do Ensino Fundamental – 6º e 7º anos.

Categoria V: Série Caminhos

• Podem participar educadores parceiros Conexia Mundo Leitor de todas as áreas do conhecimento, que atuem com alunos do Ensino Fundamental – 8º e 9° anos.

ALUNOS

Os grupos devem ser organizados por iniciativa dos alunos e incentivados por um professor, que será apenas o orientador do trabalho. Devem ser apresentadas propostas que abordem

  • práticas relacionadas ao tema “Sustentabilidade”;
  • divulgação de práticas relacionadas ao tema anual da UNESCO — “Ano Europeu do Patrimônio Cultural”.

A participação dos grupos será distribuída nas seguintes categorias:

Categoria VI: “Alunos em Ação para a Sustentabilidade”

  • Podem participar grupos de alunos de 4o e 5o anos que utilizem os materiais da série Memórias. Os grupos devem desenvolver um projeto inédito de estímulo à reflexão sobre práticas sustentáveis, incorporando ao Mundo Leitor os seguintes objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU:
  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Água potável e saneamento;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis.

Obs.: só serão aceitos projetos que contemplem os objetivos citados acima.
Os alunos devem criar um projeto com base nesses cinco objetivos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que provoque uma intervenção na escola — ou seja, uma ação que cause alguma “modificação” ou “transformação” no cotidiano e/ou no ambiente escolar, com o objetivo de promover a reflexão sobre a sustentabilidade ou ações que visem a um desenvolvimento econômico e social respeitando o nosso planeta.

Podem ser usadas montagens, colagens, fotografi as, exposições, “varal de
poemas”, “varal de ideias”, sketches teatrais, danças, músicas, entre outros,
que desenvolvam uma ideia de impacto, promovendo e ampliando uma rede de atitudes por parte dos alunos e das pessoas envolvidas na intervenção, pensando na sobrevivência das próximas gerações.

Categoria VII: “Alunos em Ação – Um olhar para o Patrimônio Cultural”

  • Podem participar grupos de alunos do 6o ao 9o ano, que utilizam os materiais das Séries Encontros e Caminhos. Os grupos devem desenvolver um projeto inédito de estímulo à refl exão sobre o tema UNESCO 2018 – “Ano Europeu do Patrimônio Cultural”.

Os alunos devem criar um projeto com base no tema descrito e, a partir desse trabalho, realizar uma intervenção na escola, ou seja, uma ação que cause algum “impacto” ou “transformação” no cotidiano e/ou no ambiente escolar, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da Europa e de seu Patrimônio Cultural.

Podem ser usadas montagens, colagens, fotografias, exposições, “varal de poemas”, “varal de ideias”, sketches teatrais, danças, músicas, dentre outras. Importante ressaltar a ampliação da concepção acerca do tema proposto, retratando redes de atitudes dos alunos; compreensão da herança cultural europeia; leitura de resquícios culturais europeus pelo mundo e reflexos da cultura europeia no nosso modo de vida.

Baixe os Templates das categorias:


2. INSCRIÇÕES

CATEGORIAS I, II, III, IV e V

Os participantes deverão encaminhar à coordenação de sua unidade o relato de uma atividade prática desenvolvida com seus alunos nos trabalhos com o Mundo Leitor. O material encaminhado deve ser apresentado em formato PowerPoint.
É necessário que o relato contenha a descrição das fases da atividade, apresentado no seguinte formato:

  1. Apresentação | Desenvolvimento | Avaliação | Conclusão.
  2. Número mínimo de slides – 8 | Número máximo de slides – 20.
  3. Vídeos – duração máxima de 1 minuto cada.
  4. Fotos com detalhes que façam compreender a atividade e suas etapas.
    Serão observados os cuidados na construção e na organização da apresentação – layout, fonte, imagens, revisão ortográfica e elementos obrigatórios.

CATEGORIAS VI e VII

Criado e desenvolvido o projeto, o grupo deve compor uma apresentação em PowerPoint contendo os objetivos, o desenvolvimento e a avaliação das atividades, além de imagens e vídeos (se possível) do grupo nas etapas do trabalho e seu produto final, seguindo as regras estabelecidas para as categorias anteriores.

Cada grupo deve ser orientado por um professor, que será o responsável pela inscrição do projeto para o 4º Prêmio SEB – Mundo Leitor


3. SELEÇÃO DOS PROJETOS

Etapa Escola – Responsabilidade das Escolas participantes

A coleta dos trabalhos e a seleção dos fi nalistas de cada uma das categorias
será feita pela coordenação pedagógica da unidade, juntamente a uma equipe julgadora formada por três professores e validada pelo diretor.

Assim, a equipe julgadora terá quatro componentes.

Nesta etapa, os trabalhos serão recolhidos e analisados pelos avaliadores da
unidade.

Após a classificação, o coordenador ou a pessoa responsável deverá fazer a inscrição dos finalistas (um de cada categoria), enviando os trabalhos por e-mail/transferência de arquivo para mundoleitor@conexiaeducacao.com.br.

Etapa Nacional — Responsabilidade Conexia/SEB

  • A seleção dos vencedores de cada categoria participante será feita por meio dos trabalhos enviados pelos coordenadores ou pessoas responsáveis das unidades participantes, que estejam concordes com este regulamento.
  • A comissão julgadora desta etapa será formada por especialistas da área e a decisão será validada pela Diretoria Conexia.

4. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Para o professor

Categorias I, II, III, IV e V

Cada avaliador atribuirá uma nota de 0,0 a 10,0 (valem os décimos) para cada trabalho analisado. A atribuição dos pontos será realizada por cada etapa.

A composição da nota será:

  • 6,0 pontos para a atividade (relevância, consistência e criatividade);
  • 4,0 pontos para a apresentação (coerência, estrutura e estética).

Para o aluno

Categorias VI e VII

Cada avaliador atribuirá uma nota de 0,0 a 10,0 (valem os décimos) para cada trabalho analisado. A atribuição dos pontos será realizada por cada etapa.

A composição dessa nota será:

  • 4,0 pontos para o projeto (relevância dentro do contexto proposto neste
  • certame);
  • 4,0 pontos para a atividade desenvolvida (consistência, criatividade e alcance dos objetivos/tema);
  • 2,0 pontos para a apresentação (coerência, estrutura e estética).

A nota final de cada trabalho, em cada etapa, será a soma das notas dos avaliadores.

O trabalho vencedor em cada categoria será aquele com a maior pontuação
dentre os concorrentes.

Em caso de empate, a Comissão Julgadora escolherá, soberana e discricionariamente, o trabalho vencedor.


5. PRAZOS

O coordenador pedagógico/pessoa responsável de cada unidade recolherá as apresentações produzidas pelos participantes até 21 de setembro de 2018.

Com o diretor da unidade, o coordenador formará uma equipe julgadora para selecionar um finalista em cada categoria participante da primeira etapa do 4º Prêmio SEB – Mundo Leitor até 28 de setembro de 2018.

O coordenador pedagógico/pessoa responsável na unidade fará a inscrição dos finalistas da primeira etapa e postará as respectivas apresentações para concorrerem à segunda etapa do 4º Prêmio SEB – Mundo Leitor, pelos meios já indicados, até 5 de outubro de 2018.


6. PREMIAÇÃO

Na unidade escolar

  • Um diploma e uma medalha para cada professor responsável pelo trabalho vencedor na sua categoria;
  • Um diploma e uma medalha para cada aluno participante do trabalho vencedor nas categorias VI e VII.

Na etapa nacional

  • Para os professores ganhadores de cada categoria mais os professores orientadores das categorias VI e VII – um troféu e um Kindle Paperwhite;
  • Para os alunos ganhadores das categorias VI e VII – uma medalha e um Smartphone Samsung Galaxy S7 (32gb, tela 5,1′, Android 6.0, 4G, câmera 12MP).

CENTRAL DE ATENDIMENTO CONEXIA
Rua Deolinda, 70
Jardim Macedo – Ribeirão Preto/SP
CEP 14091-018

Contato: (16) 3603-9800

Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 7h30
às 18h e sexta-feira das 7h30 às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *