3º Prêmio (2017)

3º Prêmio Mundo Leitor – DESTAQUES!

AS UNIDADES DO GRUPO SEB ESCOLHERAM SEUS MELHORES TRABALHOS EM CADA CATEGORIA, OS QUAIS PARTICIPARAM DA ETAPA NACIONAL E FORAM ANALISADOS POR UMA EQUIPE JULGADORA COMPOSTA POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE, ANALISANDO-OS, DEFINIU OS 

Destaques 2017!

SÉRIE VIAGENS

SEB MACEIÓ

Nossa turminha vivenciou muitas experiências no desenvolvimento do projeto, enriquecendo seu conhecimento com passeios pedagógicos, na construção de sinalização de trânsito, conscientizando os motoristas e pedestres na porta da Escola e agindo como condutores na simulação do trânsito. Tudo isso desenvolvido a partir da leitura de um livro, da proposta do Programa Mundo Leitor e da conscientização de que todos podem colaborar para um trânsito melhor. Como crianças e cidadãos, deram o exemplo e nos fizeram repensar em nossas ações. Foram momentos ricos, com muitas brincadeiras e aprendizado!

SÉRIE DESCOBERTAS

SEB GEO TAMBAÚ

O projeto foi um encontro de caminhos e não foi algo pré-estabelecido; pelo contrário, foi surgindo com as crianças numa relação de amizade, anseios, valores e pensamento coletivo, como deve acontecer quando se objetiva o protagonismo do aluno. Como diz o educador Celso Antunes, “O valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estímulo ao pensamento...”

A personagem Alice, em sua atmosfera e todo o seu enredo de descobertas e curiosidades, mudou a vida das crianças. Foi uma experiência transformacional, em que o Mundo Leitor extrapolou os muros da escola e passou a fazer parte da vida das crianças!

SÉRIE MEMÓRIAS

SEB CECAN

O Mundo Leitor remete os alunos a uma observação sobre as diferentes estruturas familiares, suas características e, principalmente, a importância que cada um dos membros tem para a manutenção de um lar em que haja harmonia, respeito e paz.

Por meio da leitura do livro “O perfume do mar”, de Jonas Ribeiro, as crianças traçaram um paralelo entre suas experiências de vida, a estrutura familiar da personagem Toinho - um garoto deficiente visual que ‘enxerga’ por meio do perfume das coisas -, sua forma profunda de ver o mundo e a união familiar.

Puderam também reviver a história do livro ouvindo o depoimento da Tia Rose, uma senhora deficiente visual, que contou sua experiência de vida em visita à escola.

Colocar-se no lugar do outro foi a receita que ajudou as crianças a enxergarem a vida, no lugar de apensas vê-la.

ALUNOS EM AÇÃO

SEB MACEIÓ

Formar um cidadão passa, entre outros caminhos, pela percepção de que nossas ações refletem em nossa vida, na vida do outro e no ambiente que nos envolve.

Por meio da consciência planetária, tão estimulada pelo Programa Mundo Leitor, os alunos decidiram incentivar boas ações em relação à manutenção da vida em nosso planeta e, do jeito deles, incluíram os colegas em um jogo de perguntas e respostas e de reflexão sobre a importância dos atos de cada um para amenizar as ações do homem na deterioração de nossa casa maior, a Terra.

Estimulando o protagonismo do aluno, nossos ‘Alunos em Ação pela Sustentabilidade’ fizeram uma bela intervenção entre alunos e funcionários, com reflexo no futuro de todos.

Parabéns, meninos e meninas, e obrigado por pensarem em nós!

MENÇÃO HONROSA

SÉRIE VIAGENS

2. SEB THATHI

3. SEB - DOM BOSCO CEI

SÉRIE DESCOBERTAS

2. SEB SARTRE MONET

3. SEB UNIMASTER

SÉRIE MEMÓRIAS

2. DÍNATOS

3. SEB SARTRE MONET

ALUNOS EM AÇÃO

2. SEB PORTUGAL

3. SEB - DOM BOSCO AHÚ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *