Propostas - Água - 7º ano

Iara e o mosquito

Essa atividade deverá ser desenvolvida posteriormente à de Geografia, em que se trabalha sobre os rios brasileiros.

© Amaviael/Dreamstime.com
© Amaviael/Dreamstime.com

 

Reconhecer formas que ligam ou religam o objeto a seu contexto é uma característica do pensamento complexo e essa contextualização abre caminhos para a compreensão do mundo.

Assuntos relacionados à saúde podem ser úteis para aquisição de conhecimento numa perspectiva plural, sistêmica e transdisciplinar.

Aproveitando o assunto ‘vírus’, ao introduzir os estudos sobre dengue, várias questões podem ser debatidas, como cuidados que diminuam a proliferação do mosquito, comparação dos índices da doença, entre outros.

Proponha, então, que os alunos colham dados sobre o número de casos da doença em sua cidade, em seu estado e nos outros estados do país, adicionando-se dados sobre outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. Podem-se comparar os dados de anos anteriores.

dreamstimemaximum_21969529
© Mrfiza/Dreamstime.com

Peça também para que façam o mesmo com outras doenças comuns no Brasil, como malária e febre amarela, relacionando-as à picada de mosquito, e sua incidência em regiões ribeirinhas.

Proponha a confecção de gráficos e/ou tabelas com os dados coletados, para que se inteirem sobre o progresso/retrocesso dessas doenças em nosso país.

Promova o estudo de medidas de combate e prevenção dessas doenças, para que os alunos estendam seus conhecimentos a práticas diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *