Propostas – Avião - JD 2

“Um cartão postal”

Avião

Incentivar o brincar é uma das prioridades na Educação Infantil. Por meio da brincadeira, a criança expressa seus pensamentos e sentimentos e também se desenvolve cognitivamente.

Aliando tudo isso à tecnologia, o aprendizado se torna ainda mais significativo.

Caderno de atividade páginas 8 e 9.

Com a utilização das ferramentas do Google Earth/ Google Maps – acesse imagens que podem ser vistas de dentro de um avião.

A partir da apresentação de um cartão postal (sugestão: Cristo Redentor – Rio de Janeiro ou algum outro ponto bastante conhecido), instigar sobre o conhecimento prévio das crianças em relação ao ponto a que o cartão se refere; podem-se mostrar outras fotos também, situar o local em um mapa, enfim, focar o ponto turístico.

Com a utilização do Google Earth ou Google Maps, os alunos poderão ver o mapa de cima, como se estivessem em um avião. É necessário que o professor prepare as crianças para que se imaginem em um avião.

Com esses recursos, pode-se aproximar a visualização aos poucos, até chegar à identificação da imagem proposta inicialmente no cartão postal.

Consulte a disponibilidade de algum ponto a ser visitado, por meio desta ferramenta, em sua cidade ou estado. Após a “viagem”, os alunos poderão confeccionar um cartão postal sobre o local visitado.

 

ana

 

Dando continuidade ao universo da imaginação…

… que tal contextualizar, mais uma vez, a viagem planejada por Edu e Ana, e criar uma viagem imaginária com sua turma?

Comece fazendo a releitura da narrativa para que as crianças relembrem a história das personagens e recuperem este universo, visualizando novamente a viagem.

Prepare o ambiente, proporcionando a sensação de estar dentro de um avião. Extrapole na contextualização e discorra sobre elementos importantes de um avião, como, por exemplo, a caixa preta (nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões).

Numa próxima etapa da atividade, que tal criar a caixa preta do avião de sua turma?

Peça para que eles se recordem de situações vivenciadas em viagens e passeios, de pessoas que conheceram e de brincadeiras que aprenderam em outros lugares. Estimule-os à narrativa oral, pedindo para que contem todos os detalhes. Objetivando ainda a interação, a partir do depoimento de cada aluno, estimule-os a refletir e narrar se já passaram por situações semelhantes.

No decorrer da atividade, esses relatos estarão sendo gravados pela “caixa preta”. Porém, não serão ouvidos no momento. Crie uma situação de suspense e avise-os de que, ao passar um tempo determinado, irão retomar a atividade e, aí sim, será o momento de ouvir a gravação, revivendo os momentos compartilhados.

Essa atividade deve ser registrada por meio de fotos, vídeos, relatos e enviada à equipe Mundo Leitor.

Sugestões: o avião pode ser confeccionado pelos próprios alunos, utilizando materiais diversos, como exemplo o papelão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *