Propostas - Balanço - 5º ano

É notícia!

 jornal

 

Atividade ‘O mundo também se transforma com o trabalho do ser humano’ – página 35

Tendo como objetivo estudar o gênero ‘Notícia”, esta atividade será desenvolvida no sentido de associar conhecimentos linguísticos à informação, investigando fatos do passado na construção da história.

Para iniciar o trabalho, os alunos deverão acessar sites de jornais que possuam acervo (Sugestão: acervo.folha.uol.com.br), para que consultem edições antigas.

O professor poderá, anteriormente, escolher determinados fatos da história que os alunos pesquisarão em forma de notícia, e direcionar a pesquisa.

Após a coleta dos fatos, deverá ser proposta uma discussão sobre eles, instigando os alunos a relacioná-los a nosso tempo, analisando causas e consequências.

Ainda de posse das notícias, faça uma análise do texto com as crianças, pedindo que localizem nele expressões que indiquem circunstâncias (estudo de advérbios), pronomes ou mesmo tempos verbais, identificando as mudanças necessárias em uma possível reescrita do texto. O professor poderá incluir o estudo da classe gramatical que julgar mais importante nesse momento.

Os alunos deverão retirar do texto as partes que caracterizam o gênero notícia, como manchete, lide e legenda, por exemplo, remontando ao conteúdo do grupo 07 – Língua Portuguesa – do material dos alunos.

Como sugestão, pode-se também, nesse momento, inserir a diferenciação entre notícia e reportagem.

Depois, será proposto que façam, em grupos, uma linha do tempo, organizando os fatos pesquisados pelos alunos em um cartaz, um por grupo, aos moldes do que é apresentado na página 35 do livro Balanço. Nessa linha deverão constar o ano, o mês e o fato, acompanhando um pequeno resumo, ou ainda o que for pertinente à turma e à região.

 

linha do tempo

 

 

Como finalização, exponha os trabalhos na sala de aula, para que os alunos possam visualizar a construção da história por meio da notícia, enfatizando a utilidade desse veículo de comunicação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *