Propostas - Balanço - 5º ano

Leitura de frações

Atividade ‘Minha avó me contou que de balanço brincava’ – página 61 a 65

 

Esta atividade tem como objetivo o resgate de memórias da infância dos pais ou avós das crianças, introduzindo o estudo com frações, conforme proposto no material dos alunos do 5º ano, contextualizando e promovendo a concretização do conhecimento.

Inicialmente, deverá ser desenvolvida a atividade citada, presente no material Mundo Leitor – Balanço, incentivando as crianças a buscarem, por meio de relatos de parentes, as brincadeiras antigas de crianças, que hoje não são mais tão comuns.

Dentre essas brincadeiras, separe aquelas que as crianças poderão desenvolver na escola, como pião, bambolê, pula-corda, bolinha de gude, três Marias, corrida de sado e corrida do ovo na colher. Foram selecionadas aqui sete brincadeiras, pois será interessante a diversidade para a realização da atividade. Cada unidade poderá escolher aquilo que mais cabe à cultura da região.

As crianças deverão participar das brincadeiras, trazendo os objetos de casa ou com aqueles que forem providenciados pela escola, mas é importante que joguem e brinquem por um determinado tempo, o que promoverá a contextualização.

O professor deverá providenciar imagens dos jogos, disponíveis para impressão em sites na internet. A partir destas imagens, divida-as em partes iguais – quadrados, retângulos ou “fatias”, representando frações. É importante que figuras iguais sejam divididas em denominadores diferentes. Ex.: duas figuras de bolinha de gude – uma dividida em oito partes e a outra em quatro.

bola de gude.

 

Manuseando as partes das figuras, será solicitado aos alunos que retirem determinadas quantidades de cada uma delas, promovendo a soma ou diminuição de frações com denominadores diferentes; com quantidades diferentes da mesma figura, eles farão a soma ou a diminuição de frações com denominadores iguais. Tudo isso será visualizado na composição do todo (1/4 = 2/8).

Ex.: Duas figuras de pião – uma dividida em seis partes e outra em quatro. Solicitar ao aluno que retire 2/6 da primeira e 1/4 da segunda – promoverá a soma das frações e, depois, quanto isso representa no todo; uma figura de corrida de saco dividida em 12 partes – solicitar ao aluno que retire 3/12 e, depois, 5/12 – promoverá a soma das frações e perceberá quanto isso representa no todo.

 

pião2

saco de correr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *