Propostas - Balanço - 5º ano

No baú das memórias – “Baú Viajante”

Aproveitando o tema da Série Memórias e ampliando a discussão sobre “Memórias”, o atividade tem como objetivo proporcionar momentos de leitura interativa entre criança e família, bem como momentos de conversas, troca de experiências entre o antigo e o novo, ensinamentos e aprendizados.

Buscar a própria história proporciona o autoconhecimento e um melhor conhecimento de todos e de tudo o que nos rodeia.

Serão necessárias a criação e confecção de um baú e um caderno que terá a função de “Diário de Bordo”. O Baú percorrerá as casas dos alunos, um a um, mediante a sorteio.

bau

A permanência do baú na casa de cada criança será de sexta a segunda – feira e durante esse período o aluno será estimulado a desenvolver algumas “tarefas”.

O aluno terá que “abrir o baú das memórias” junto à família. Quanto mais pessoas participarem, mais interessante e divertido será.

No diário de bordo, o aluno encontrará um roteiro com questões para que possa exercitar sua memória de forma bem lúdica, onde deverá responder em forma de desenho. (Sugestão – anexo 1).

Também no Diário de Bordo, terá um roteiro com sugestões de perguntas para que o aluno realize com todos da casa. (Sugestão – anexo 2).

Com toda essa interação e conhecendo e ainda mais as histórias da família, o aluno deverá separar alguns pertences (objetos, utensílios, receitas, fotos, documentos, entre outros) para guardar (provisoriamente) no baú com a finalidade de compartilhar com a turma e educador quando o mesmo retornar para a escola.

É importante, sempre ao retorno do baú, realizar uma roda de conversa, incentivando que cada um conte das lembranças e das histórias de sua família.

Todo retorno do Baú à escola trará um pouquinho da história de cada um. Como objetivo, pretende-se que o aluno construa a sua história (proposta do caderno de atividades da Página 13).

pag13

 

Quando todos os alunos já tiverem levado, poderão fazer uma exposição de todos os pertences que foram compartilhados no Baú.

Quando for o momento de devolver os pertences, você, professor, poderá retomar a atividade relendo todo o diário, propondo que a cada história os alunos descubram de quem é o registro e, ao final, juntos, construam a história da turma de uma maneira bem lúdica e divertida, entrelaçando os relatos como se fossem uma grande família, que será sempre lembrada no “diário de bordo”.

Aproveite esse registro para uma futura reunião de pais, ou mesmo na formatura dos alunos, relembrando momentos tão importantes.

 Sugestão – Anexo 1

  • Desenhe a pessoa mais importante para você.
  • Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho representando esse momento.
  • Desenhe o brinquedo que mais marcou sua a sua infância.
  • Desenhe algo que lembre o início de sua vida escolar.
  • Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.
  • Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu auto retrato de acordo com aquele momento.
  • Desenhe sua família.
  • Desenhe o bicho de estimação que mais marcou a sua infância.
  • Desenhe algo que representa o seu nome.
  • Desenhe a coisa que você considera mais bonita.
  • Lembre-se da maior “arte” que você fez quando criança e desenhe.
  • Desenhe o que é mais importante para você.

Sugestão – Anexo 2

  • Onde você nasceu?
  • Em que ano?
  • Qual seu nome completo?
  • Como você gostava de se vestir?
  • Quem a ensinou a cozinhar e se gosta de cozinhar?
  • Como era a vida das crianças na sua época? Como estudavam? Do que brincavam? Como eram as aulas?
  • Com quantos anos você se casou?
  • Quais os programas de rádio e televisão que você ouvia na sua época?
  • Qual sua música preferida?
  • Que tipos de festas você frequentava quando era jovem?
  • Qual foi a maior alegria de sua vida?
  • E qual foi sua maior tristeza?
  • Quais são seus sonhos?

Registre a atividade com fotos e/vídeos e envie para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *