Propostas - Diário - 4º ano

Eu e meu mundo – “O dia a dia do planeta”

A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenham conhecimentos, habilidades, atitudes e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os já existentes e na prevenção de novos.

Atividades referentes às páginas 42 a 47

A partir das propostas do Caderno Orientador, desperte nos alunos a reflexão sobre a situação atual do nosso planeta, causada pela emissão dos gases poluentes.

©Thincomatic/Dreamstime.com
©Thincomatic/Dreamstime.com

Proponha que façam uma relação de itens que seriam fundamentais para melhorar essa situação, e que podem fazer o planeta “deixar de sofrer” (página 46).

Aproveitando sugestões colocadas pelos alunos, relacione atitudes que podem e devem ser feitas no dia a dia (Livro de Melanie Walsh – 10 coisas que eu posso fazer para ajudar o meu planeta).

Capturar2

Peça para que os alunos fotografem essas ações em casa e tragam as imagens, para que possa ser produzido um “Diário para a salvação do planeta”. As fotos também devem ser tiradas na escola, onde as crianças serão incentivadas a práticas sustentáveis, como jogar o lixo no lixo, separar o lixo nas devidas lixeiras, economizar água, reutilizar produtos e passar adiante essas atitudes, numa corrente pela vida.

© Jirsak/Dreamstime.com
© Jirsak/Dreamstime.com

Como variação para a atividade, os alunos podem fazer ilustrações sobre o tema e, com elas, montarem um diário.

Registre a atividade com fotos e / ou vídeos e envie para a equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *