Propostas - Espelho - 3º ano

Através do espelho – “Marcas individuais”

A identidade tem a função de distinguir e marcar as diferenças físicas, emocionais ou comportamentais dos indivíduos. É importante que os alunos percebam que há muitas coisas que não são vistas facilmente, a não ser quando expressadas por meio da fala, da escrita, da música, do desenho, que traz muitas marcas individuais, revelando características emocionais de cada um.

A atividade tem por objetivo fazer com que os alunos percebam que cada pessoa tem seu jeito próprio de desenhar e pintar, o que acontecerá ao apreciarem obras de artistas que são conhecidos por seus autorretratos como: Frida Kahlo, Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh, Rembrandt Van Rijn, entre outros. Mostre a eles as imagens, atribuindo signos e características únicas aos artistas que desenharam seu próprio reflexo.

Autorretrato - Rembrandt Van Rijn
Autorretrato – Rembrandt Van Rijn

Autorretrato – Vincent Van Gogh
Autorretrato – Vincent Van Gogh

Retome o livro de imagens e o assunto sobre identidade, propondo discussões que os façam refletir sobre o que foi analisado nos quadros.

Após este trabalho de apreciação, peça para escolham o artista que mais agradou, divida-os em grupos de mesma opção e proponha que pesquisem mais sobre o escolhido e suas obras.

Num outro momento, com folha sulfite e lápis de cor, peça que os grupos recriem, de memória, uma das obras do artista que escolheu.

A proposta agora, é que os alunos façam seu autorretrato, utilizando tela e tintas.

Deixe que eles experimentem novas misturas de cores, novas texturas, instrumentos e pinceladas.

Traga espelhos para que cada um possa se observar e perceber detalhes nas expressões de sua imagem (Página 42).

42

Depois de pronto, proponha uma análise das pinturas de cada um, observando as marcas individuais presentes nelas, discutindo a questão da identidade, da personalidade, dos sentimentos e das emoções presentes em nós, como marcas próprias de pessoas únicas.

Para finalizar, faça uma exposição pelos corredores da escola.

Essa atividade deve ser registrada por meio de fotos, vídeos e relatos, e enviada para a equipe Mundo Leitor.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *