Propostas - Espelho - 3º ano

“Não existe ninguém no mundo como eu”

A identidade tem a função de distinguir e marcar as diferenças físicas, emocionais ou comportamentais dos indivíduos.

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos, é um processo de autoconhecimento que tem início quando nascemos e só termina no final da vida. Ele é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente.

©Moth / Dreamstime.com
©Moth / Dreamstime.com

Confeccione com os alunos “carinhas” que indiquem sentimentos – alegria, tristeza, raiva, medo, por exemplo. Cada um terá consigo um jogo dessas expressões igual ao dos colegas.

Comandando a atividade, proponha situações ou locais em que os alunos estejam. Ex.: na casa da avó, assistindo a um filme de terror, jogando bola, durante uma avaliação.

A cada situação mencionada, os alunos deverão escolher, entre as “carinhas” que possuem em mãos, aquela que melhor define seu sentimento.

Abra discussões sobre o motivo de se sentirem daquele jeito e a solução para melhorar, se não for um sentimento bom para o aluno. Os colegas poderão ajudar, se a criança não conseguir pensar em uma solução.

Ao final da atividade, apresente um espelho aos alunos. Um a um, ao ver sua imagem, deverá dizer uma característica física (que vê no espelho) e outra emocional (que deverá buscar dentro de si). Depois, deverá ser mostrado que cada um é diferente do outro, seja física ou emocionalmente.

 

Surkov Vladimir
Surkov Vladimir
©Talisalex/Dreamstime.com
©Talisalex/Dreamstime.com

Sugestão: Pode-se utilizar papel pardo para fazer a forma do aluno e a própria criança colocará suas características no desenho – além das físicas, também as emocionais – utilizando materiais diversos.

Essa atividade deve ser registrada por meio de fotos, vídeos e relatos e enviada à equipe Mundo Leitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *