Propostas - Fábulas - 6º ano

“A lenda de João”

1

 

A sabedoria de povos antigos trouxe-nos um mundo de conhecimento somente possível pela transferência de práticas e tentativas de explicações de um mundo que se descortinava, apresentando fenômenos, sentimentos e fatos da vida humana ainda não conhecidos.

Pela busca da autonomia, os alunos devem ser estimulados a avaliar o mundo em que se inserem, conhecendo suas origens. Para esse fim, o estudo das lendas, dos mitos, dos contos maravilhosos e de fada constituem um campo bastante rico.

Comece a atividade observando, no livro de imagens, a presença de diferentes personagens de histórias conhecidas e contadas de geração a geração.

Discutindo sobre a função dessas histórias em tempos passados, em relação a ensinamentos e reflexo da condição humana, proponha a noção sobre a criação de mitos e lendas como forma de expressão que nossos antepassados utilizavam para explicar o mundo que os rodeava e seus fenômenos.

Promova uma discussão sobre as condições de vida e o contexto social da época provável das histórias, para que os alunos percebam a utilização da imaginação como componente da vida e da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *