Propostas - Fábulas - 6º ano

“As histórias de João”

pg_36_37

A história registra fatos e avanços que nos fazem o que somos hoje, e o estudo desse processo de construção provoca reflexões e ligações importantes com o passado, dando respostas a muitos porquês nessa trajetória.

A oralidade, como prática de comunicação, apresenta objetivos específicos e importantes, no sentido de prevenção e união de grupos.

Proponha aos alunos que façam uma entrevista com pais e/ou avós, sobre os contos antigos que eles ouviam quando crianças e aqueles de que mais gostavam.

Deixe que contem as histórias, anotando as possíveis diferenças entre as repetidas, identificando os contos como memória popular.

Instigar os alunos sobre as diferenças entre as histórias e personagens atuais e as antigas, no que diz respeito a roupas, ambientes, objetivos, entre outros, despertando a leitura de distintas realidades.

Faça uma projeção para o futuro, debatendo com eles sobre como as histórias atuais serão vistas pelas próximas gerações e a possibilidade de continuidade das histórias antigas, fazendo um paralelo entre passado, presente e futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *