Propostas - Fábulas - 6º ano

“Fábulas”

1

 

A compreensão do texto depende da leitura que se faz, aliando a ela conhecimentos anteriores. O gênero ‘fábula’, apresentando características próprias, faz uso de alegorias para revelar seu verdadeiro objetivo. Esta atividade propõe exatamente a leitura de diferentes alegorias para a perfeita construção do sentido do texto.

Na narrativa do livro de imagens, João encontra personagens de diversas fábulas e contos. Ao final da história, essas personagens encontram detalhes que complementam suas histórias e, entre elas, há uma fábula.

Proponha um desafio aos alunos para o trabalho relativo ao gênero fábula para que, por meio da charada, relacionem a personagem, a fábula e sua moral.

Charada: Mamífero e réptil: nunca desista!

Com esses dados, os alunos poderão localizar a fábula “A lebre e a tartaruga” e discutir sua moral.

Alie à discussão o entendimento de expressões populares, como “comprar gato por lebre”.

A atividade 13 propõe que se busquem características pelas quais determinados animais estão presentes em algumas fábulas.

2

Peça que os alunos pesquisem essas características relativas à lebre.

Pode também ser proposta a criação de uma história em quadrinhos referente a alguma fábula.

A atividade 15 propõe a escritura de uma página de diário.

3

Pode-se propor que se escreva o dia de uma das personagens participantes de uma fábula, constando também o ensinamento que a história promove. Desta forma, o trabalho com gêneros textuais contará com mais um participante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *