Propostas - Histórias - 9º ano

“Histórias e a globalização”

Duas histórias, duas épocas diferentes e as mesmas personagens, que viveram transformações radicais trazidas pela tecnologia e pela globalização. Será que se adaptaram? Como enxergam essas mudanças? Pensar na trajetória da sociedade durante essas transformações fará com que os alunos reconstruam fatos da história.

Utilize o livro de imagens e conduza os alunos a avaliarem as duas histórias narradas e suas diferentes épocas, tentando responder às perguntas propostas, com vistas à comparação com familiares.

 

casa histórias

 

Proponha que eles construam uma linha do tempo, que se inicie em 1954 e que chegue até os dias atuais.

Nessa linha, eles devem ressaltar os principais acontecimentos políticos, econômicos e outros ligados à globalização, indicando sua ocorrência em quadros.

Pode-se, paralelamente, utilizar uma linha com os acontecimentos marcantes ocorridos no Brasil, entrelaçando as épocas das histórias com sua relevância na formação de um mundo sem fronteiras, como vemos hoje.

A contextualização trará elementos importantes para a compreensão dos textos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *