Propostas - Luz - 2º ano

Enfrentando os medos – Chapeuzinho Amarelo

Estimular a criança a expressar o medo e enfrentá-lo é o objetivo desta atividade, que se espelha no livro “Chapeuzinho Amarelo”.

Caso a unidade em que você trabalhe não tenha disponível o livro citado, segue, abaixo, a história e o endereço do site do autor da história – Chico Buarque. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/livros/mestre.asp?pg=chapeuzinho_01.htm. Acesso em: 26/02/2016.

 chapeu

Depois de realizar as propostas de reflexão sobre o medo, confeccione com os alunos chapéus amarelos (um para cada aluno). Peça também para que eles desenhem em outra folha o que simboliza o medo de cada um (atividade realizada na página 16). Recolha os desenhos, anote os nomes das crianças e guarde-os para o final da atividade.

mostro

Leia para a turma a história “Chapeuzinho Amarelo”, cuidando para que cada aluno esteja usando seu chapéu.

Durante a leitura, chame a atenção das crianças para a expressão da menina da história, até o encontro com o lobo, mostrando o medo que sentia e tudo o que deixava de fazer por causa dele. Instigue-os a refletirem sobre, no caso da menina, um medo de algo que ela nem conhecia.

Continue a leitura, mostrando a mudança de expressão da menina ao perceber que o medo já não existia e a vida que ela recuperou com essa descoberta.

Terminada a leitura, peça para que os alunos tirem o chapéu da cabeça e que coloquem o desenho do “medo” dentro dele.

Dê continuidade à história, sugerindo que a menina, de alguma forma (em sonho ou mesmo sozinha, em seu quarto), também tenha colocado o desenho do lobo dentro de um chapéu amarelo.

Junte os chapéus e coloque-os na caixa a ser enterrada, o que é proposto na atividade da página 22 .

medo2

Aliando compreensão textual e leitura de imagens, esta atividade propõe a reflexão sobre o medo e a tentativa de encará-lo e traduzi-lo como sentimento que pode ser controlado, sempre respeitando a postura de cada criança diante dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *