Propostas - Luz - 2º ano

Cada um tem um jeito de ser

História – 2º ano – Grupo 2 – Capítulo 2 – Cada um tem um jeito de ser – Mundo Leitor – Atividade das páginas 46 a 48


0201

Objetivos:

– Aprofundar as relações pessoais;

 

– Reconhecer e valorizar características em si e no outro;

– Compreender as diferenças de forma positiva;

– Desenvolver a expressão oral;

– Desenvolvimento motor;

– Reflexão sobre as diversidades na construção do povo brasileiro.

 

Primeiramente, solicite aos alunos que tragam de casa folhas de jornal ou revista que possam ser recortadas para a confecção dos bonequinhos, conforme consta na página 46 e 47.

Recorte os bonequinhos de um tamanho não muito pequeno, pois as crianças terão que visualizá-los na lousa/ parede. Decida a melhor forma de fazê-los, se com os alunos ou não, de acordo com a turma, mas o ideal seria que as crianças participassem dessa etapa junto com a professora.

Prontos os bonecos, cole-os na lousa/parede da sala – um para cada aluno da sala.

Então, promova uma conversa sobre as características e qualidades de cada um, fazendo com que, um a um, eles falem sobre si próprios – caraterísticas físicas e uma qualidade. Enquanto um aluno fala suas características, outro anota em uma folha separada, até que todos tenham falado e anotado as de um colega. Aos alunos que não souberem responder, faça perguntas como ‘O que você mais gosta de fazer?’, ‘Qual a matéria/o esporte de que mais gosta?’, enfim, pistas para que consigam se expressar.

Aqueles que são mais extrovertidos, deixe expressar sua qualidade – cantar, dançar, pois é o momento em que estão fazendo seu melhor, o que é importante no reconhecimento de si mesmo.

Fixe a atenção das crianças nos bonequinhos, mostrando como são diferentes um dos outros e, de posse das folhas, escolha uma, aleatoriamente, e comece a ler as características anotadas, pedindo que eles adivinhem de quem está falando.

Depois do último aluno, a professora poderá entrar efetivamente no conteúdo abordado no grupo 2, em relação às diferenças entre as pessoas.

Uma atividade que contextualizará as crianças ao ambiente que favorecerá a aquisição do conhecimento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *