Propostas - Luz - 2º ano

Os sentimentos de cada um – “Sentindo as palavras”

luz

 

O objetivo desta atividade é levar o aluno a reconhecer e identificar algumas sensações e sentimentos e a maneira que encontramos para expressá-los.

Traga para a sala de aula vários poemas. Procure diversificar autores, estilos e temas. Faça um mural com eles ou afixe-os na lousa. Solicite aos alunos que escolham um dos poemas do mural.

Após uma leitura, peça para representarem em uma folha, por meio do desenho, o que sentiram ao ler o poema escolhido.

Cada aluno pode mostrar seu desenho para a classe, e você, professor, pode conversar com o grupo, mostrando a variedade dos sentimentos, enfatizando que não tem certo ou errado, apenas sentimentos diferentes, pois somos diferentes.

Questione-os sobre os sentimentos que aparecem no nosso dia-a-dia, como:  raiva, medo, alegria, desânimo, esperança, amor, entre outros e quando sentimos cada um deles (caderno de atividades – páginas 10,11,12 e 13).

expressões

 

Faça junto com seus alunos uma lista dos sentimentos que apareceram durante a discussão, escrevendo-os na lousa.

Cada aluno deve escolher o sentimento com que mais se identifica no momento.

Feito isso, peça para fecharem os olhos e pensarem em palavras soltas que se relacionem com esse sentimento.

Após alguns minutos, cada um vai escrever as palavras em que pensou e que sentiu.

O desafio agora é formar grupos de acordo com os sentimentos que escolheram, propondo que cada grupo se arrisque e crie um poema utilizando, como inspiração, o sentimento e as palavras.

Após esse trabalho, peça que releiam o que escreveram, questionando sobre sonoridade e outros elementos importantes desse gênero.

Finalize com a proposta de apresentações dos poemas pelos grupos.

Essa atividade deve ser registrada por meio de fotos, vídeos e / ou relatos, e enviada para a equipe Mundo Leitor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *